AGENDA | 'Moradia Acessível em Centros Urbanos'

14/06/2016
Compartilhar:

Em 2012, o governo do Estado de São Paulo, com apoio da prefeitura, lançou o projeto de parceria público-privada Casa Paulista, voltado para habitação de interesse social no centro de São Paulo. Até agora, quais foram os avanços na moradia acessível na capital paulista?

Ao discutir "moradia", o Arq.Futuro quer atrair para o debate os múltiplos atores institucionais que transformam cidades: o poder público, a iniciativa privada, incluindo os setores construtivo e imobiliário, a sociedade civil, os agentes tecnológicos e os pesquisadores acadêmicos.

A partir daí, a plataforma pretende explorar soluções para os desafios nos grandes centros urbanos, por exemplo: como revitalizar as regiões centrais das nossas cidades, que perderam moradores e atividade econômica nas últimas décadas? O país está focado na geração de habitação digna para os segmentos mais vulneráveis da população? Como abordar o déficit habitacional de forma inclusiva, com programas de moradia criativos, humanos e sustentáveis?

Para discutir esta e outras questões, o Arq.Futuro promove o Seminário Moradia Acessível em Centros Urbanos no dia 14 de junho. O encontro discutirá a questão da habitação de interesse social, tendo como ponto de partida o caso da PPP Casa Paulista, com apresentação de estudo de caso coordenado por Fernando Marcato (FGV Direito SP). 

O evento também terá uma mesa de debates, mediada por Philip Yang (Instituto Urbem), com a participação de João Octaviano Machado Neto (secretário-executivo da PPP da Habitação), José Armênio de Brito Cruz (Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB), Fabio Cury (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias - Abrainc), Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetos Associados) e Anderson Kazuo Nakano (FGV).

PROGRAMAÇÃO
- Abertura de Oscar Vilhena Vieira, diretor da FGV Direito SP
- Apresentação do estudo de caso PPP Casa Paulista, pesquisa coordenada por Fernando Marcato, professor da FGV Direito SP
- Mesa de debate com João Octaviano Machado Neto (secretário-executivo da PPP da Habitação), José Armênio de Brito Cruz (Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB), Fabio Cury (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias - Abrainc), Marcos Boldarini (Boldarini Arquitetos Associados) e Anderson Kazuo Nakano (FGV)
Mediação: Philip Yang (Instituto Urbem)

INFORMAÇÕES
Moradia Acessível em Centros Urbanos
Data: 14 de junho (terça-feira), a partir das 9:30
Local: Salão Nobre da Escola de Administração da FGV (acesso pela Av. 9 de Julho, 2029, e pela Rua Itapeva, 432)
* Entrada franca.