A cidade depois da indústria

Como as antigas cidades industriais estão se reinventando? O que podemos aprender desse processo?
26/04/2018
Compartilhar:

Cem anos atrás, na maioria das grandes cidades do ocidente, as indústrias faziam parte da paisagem urbana e empregavam muitos de seus habitantes. Com o declínio da atividade industrial e a mudança das fábricas para fora do perímetro urbano, grandes áreas dessas cidades ficaram abandonadas.
 
Nova York, Londres e Toronto renovaram-se para incorporar os bairros pós-industriais e criar novos empregos para seus moradores. Outras cidades entraram em decadência por não se atualizarem  – Detroit, nos EUA, é o caso mais dramático.
 
Cidades são o lócus da criatividade, é nelas que as revoluções econômicas são gestadas. Essas mesmas revoluções, contudo, transformam o espaço urbano: novas atividades surgem, outras entram em declínio; edificações e bairros são abandonados enquanto outros são construídos. Isso é inerente aos ciclos econômicos - aconteceu nos processos de industrialização e desindustrialização das cidades, e continuará acontecendo.
 
Como evitar o destino da decadência pós-industrial e promover a constante renovação das cidades? Acompanhe o professor Edward Glaeser em mais esta seção do curso CitiesX.