AGENDA | Resiliência e Planejamento das Cidades

11 de junho de 2018
11/06/2018
Compartilhar:

No próximo dia 11 de junho, Arq. Futuro – plataforma de discussão sobre as cidades – e Insper convidam para palestra com Pablo Lazo, diretor de planejamento integrado da ARUP, na sede do próprio Insper em São Paulo. O encontro, que é aberto ao público, irá explorar o conceito de resiliência no planejamento das cidades a partir da experiência da iniciativa 100 Resilient Cities, que tem a Fundação Rockefeller como principal apoiadora e a ARUP como uma das empresas parceiras.

 

A rede de parceiros da 100 Resilient Cities atua em diversas frentes junto a cidades do mundo todo. Suas ações incluem o treinamento de líderes locais, a consultoria técnica às gestões municipais, o desenvolvimento de estratégias de resiliência, seu financiamento e sua implementação. Dessa maneira, contribui para que as cidades estejam adaptadas para lidar tanto com choques pontuais quanto com situações de tensão prolongada.

 

O desenho da resiliência visa fornecer às cidades estratégias para mitigar riscos como efeitos da mudança climática, inundações, deslizamentos de terra, congestionamento, poluição do ar e falta de moradia a preço acessível. Trata-se de uma forma holística de planejamento urbano, em que são transpostas as divisões setoriais da gestão pública das cidades – mobilidade, habitação, infraestrutura etc. – de forma a integrar informações e estratégias.

 

Na palestra, serão exploradas questões socioecológicas no contexto das rápidas mudanças urbanas. O público conhecerá diferentes casos de cidades que têm trabalhado com 100 Resilient Cities no campo do planejamento territorial, dos processos participativos e de metodologias interdisciplinares para construir uma estratégia da resiliência.

 

“Se os governos municipais e a sociedade civil entenderem que a resiliência significa estar mais bem preparado para o futuro, planejar e projetar as cidades com essa mentalidade permitirá que os tomadores de decisão formem políticas e definam projetos estratégicos nessa direção”, explica Pablo Lazo.

 

SOBRE PABLO LAZO

Juntou-se à Arup em 2000 e tem trabalhado intensamente em grandes projetos de desenho urbano no Reino Unido e, internacionalmente, como o masterplan para KCC-Azcania na Cidade do México, Wanzhuang ecocity, Baku Sport City, Stratford City, Distrito de Zuidas e no Madrid Cidade do Conhecimento. Atualmente, é diretor do projeto masterplan do hub digital, em Guadalajara, no México, e no masterplan de Santos, no Brasil, a regeneração da waterfront. Entre seus projetos recentes, foi líder do projeto para estratégia de desenvolvimento sustentável do novo Aeroporto do Cidade do Mexico e coordena a preparação da Estratégia de Resiliência para as cidades de Santiago de Chile, Buenos Aires, Montevideo, Santa Fe e Salvador. Foi tutor assistente e jurado convidado na Architectural Association e é professor em diversas instituições de toda a Europa e América Latina e questões de arquitetura, urbanismo, planejamento urbano, desenvolvimento sustentável e resiliência urbana.

 

SERVIÇO

Data: 11/06

Horário: 09h às 10h30

Palestrante: Pablo Lazo                                  

Local: Sala Marcos Lopes – 2º andar | R. Quatá, 300 - Vila Olimpia - São Paulo

Inscrições encerradas. Assista à transmissão ao vivo clicando aqui.