AGENDA | Ciclo Economia Urbana: Verticalização e densidade nos grandes centros urbanos

18/10/2017
Compartilhar:

Arq.Futuro, Por Quê? e DataZAP realizam, no próximo dia 18/10, com apoio do Instituto Moreira Salles, o segundo encontro do Ciclo de Economia Urbana e convidam Daniel McMillen, economista urbano pela Universidade de Illinois, e Danilo Igliori, PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman da DataZAP para debater o tema da verticalização, densidade e custo do crescimento vertical nos grandes centros urbanos.

 

No encontro, McMillen e Igliori tratarão de um assunto que permanece pouco discutido no campo da economia urbana: as implicações econômicas da edificação de arranha-céus. Nas primeiras décadas do século XX, com a disseminação dos elevadores e das tecnologias de construção em aço e concreto, o crescimento vertical nas cidades alcançou alturas espantosas. Para os investidores, as vantagens parecem óbvias: se determinada localização é extremamente valorizada, com um preço por metro quadrado muito alto, a forma mais eficiente de aproveitá-la é construir o edifício mais alto que a tecnologia permita e a sociedade aceite. McMillen investigou esse tema — o surgimento de arranha-céus como resposta ao aumento do preço da terra — a partir de dados microgeográficos de Chicago num período de 140 anos (1870-2010). No seminário, ele apresentará suas conclusões, que revelam uma realidade mais complexa do que pressupõe a lógica econômica. 

 

Para fazer sua inscrição CLIQUE AQUI.

 

INFORMAÇÕES:

 

Ciclo Economia Urbana | Verticalização e densidade nos grandes centros urbanos

Local: Cineteatro do Instituto Moreira Salles (Avenida Paulista, 2424)

Data: 18/10

Horário: 10h30 às 12h30

 

PALESTRANTES:

 

- Daniel McMillen é economista urbano pela University of Illinois, em Chicago, e Ph.D. em Economia pela Northwestern University. Suas publicações constam em revistas acadêmicas importantes da área, como a Revista de Economia Urbana, Ciência Regional e Economia Urbana; a Revista de Economia e Estatística, Economia Imobiliária e o Jornal de Estatísticas Econômicas e Empresariais. É co-editor da Regional Science and Urban Economics e atua nos conselhos editoriais de revistas líderes em economia urbana e imobiliária, além de participar do Conselho de Administração da American Real Estate and Urban Economics Association.

 

- Danilo Igliori é PhD pela Universidade de Cambridge, professor de economia da FEA-USP e chairman do DataZap, iniciativa de análise da extensa base de dados de que dispõe o site de imóveis Zap. A base é composta dos dados dos imóveis cadastrados no site e daqueles gerados pelas buscas. Os dados de localização, valores e infraestrutura, entre outros, permitem que se conheçam as tendências do mercado imobiliário e da cidade.