Deca | Concurso 'Estudos de um Banheiro'

21/09/2015
Compartilhar:

A estudante de arquitetura Camille Seleme, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), venceu a 20ª edição do Concurso Deca Estudos de um Banheiro, realizado em 2015, na categoria "banheiro móvel", com o projeto Deca Toilet Bus. 

"Minha proposta é a adaptação de um ônibus de viagem, com instalações sanitárias em seu interior. A ideia surgiu quando conversei com minha avó sobre o concurso – e ela lembrou de um banheiro dentro de um ônibus na Rússia anos atrás", lembra Camille. Após pesquisas sobre exemplos no exterior, a estudante encontrou um modelo de banheiro num ônibus que fica estacionado na Praça do Palácio, em São Petersbugo, na Rússia, e outros dois casos na China, da empresa Yantai Suchi Vehicle Co. e da exposição Toilet Water Saving, em Pequim. 

O Deca Toilet Bus ficaria estacionado durante eventos, e poderia funcionar de forma independente: por possuir duas caixas d'água e uma mini-estação de esgoto, o ônibus poderia parar em qualquer lugar, sem precisar de conexões de água e de esgoto das ruas. 

"Muitas vezes encontramos situações em que precisamos rapidamente de um banheiro – evento, show, manifestação ou mesmo parques. Nem sempre o banheiro encontrado corresponde às expectativas de qualidade e de limpeza que o público espera", comenta. "Utilizaar o banheiro é uma necessidade inerente ao ser humano. Por que não fazê-lo, então, de forma sustentável? Todos os resíduos produzidos pelos banheiros recebem tratamento antes de sair do ônibus. Os revestimentos, pisos e divisórias são feitos de materiais recicláveis, contribuindo para diminuir o impacto ambiental. Além disso, ônibus híbridos e 100% elétricos também podem ser utilizados", explica a autora do projeto.

Realizado pela Deca há 20 anos, o concurso pretende abrir espaço para novos talentos do mercado de arquitetura e design de interiores, valorizando soluções sustentáveis e acessibilidade. Na última edição, a comissão julgadora contou com os arquitetos Ana Maria Bogar, Antonio Ferreira Jr., Fátima Barnabé e Flávio Butti, além da jornalista Cristina Bava e do editor Tomas Alvim, cofundador do Arq.Futuro