Fábrica de Cimento de Perus

Antiga indústria é tema de debate sobre patrimônio paulistano no dia 24/10 no CCSP
23/10/2015
Compartilhar:

Está marcado para sábado, dia 24 de outubro, o encontro Patrimônio em debate: da fábrica à construção do território da cultura e paisagem Jaraguá - Perus, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). Realizado pelo Departamento do Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo (DPH), em parceria com a Universidade Livre e Colaborativa e o Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus, o evento pretende discutir o Território de Interesse da Cultura e da Paisagem Jaraguá - Perus (TICP). 

Primeira do país, a Fábrica de Cimento de Perus foi tombada como patrimônio histórico em 1992. Entretanto, a área continua abandonada – e movimentos sociais reivindicam a construção de um Centro de Cultura do Trabalhador na antiga indústria, além de instalações da Universidade Livre e um centro comunitário. Assim, o seminário inclui a discussão sobre o reconhecimento das terras indígenas, a delimitação do território e instrumentos para implementação do Parque da Fábrica de Cimento Perus e do Parque Luta dos Queixadas.

Participam Nabil Bonduki (secretário de cultura da cidade), Regina Bortolo (representante do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus), David Martim (Aldeia Karaí Popygua - Jaraguá). Integram a mesa Euler Sandeville, professor Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP (FAU-USP), Simone Scifoni, professora da Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Humanas da USP (FFLCH-USP), e, como mediadora, a urbanista Nadia Somekh, presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp).

INFORMAÇÕES
Patrimônio em debate: da fábrica à construção do território da cultura e paisagem Jaraguá - Perus
Data: 24/10 (sábado), das 10h às 18h. Entrada gratuita
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP) - Espaço Missão (Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso, São Paulo)