LafargeHolcim Foundation premia projeto em Paraisópolis

10/10/2017
Compartilhar:

A LafargeHolcim Foundation é uma organização voltada para o  fomento de  projetos que combinem construção sustentável e excelência arquitetônica, por meio de fóruns  acadêmicos e de um prêmio internacional. Na noite de 4 de outubro,  a instituição divulgou os três vencedores da América Latina na premiação de 2017. Os mexicanos Sol Camacho (Raddar) e Jonathan Franklin (Exxpon), ambos radicados em São Paulo, ganharam o segundo lugar pelo seu projeto PIPA, um centro cívico multifuncional para a comunidade de Paraisópolis. Para saber mais sobre o PIPA, clique aqui.

 

Na mesma premiação, escritório paulistano Andrade Morettin Arquitetos Associados recebeu menção honrosa por seu projeto para a ampliação do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada), centro de pesquisa situado em uma área de mata atlântica no bairro do Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. O escritório foi responsável pelo projeto do novo Instituto Moreira Salles, em São Paulo, apresentado no evento Avenida Paulista: Novos Projetos, Novos Rumos, em julho de 2017. Para conhecer o projeto do IMPA, clique aqui.

 

Também recebeu menção honrosa a equipe liderada por Adèle Santos, professora da faculdade de arquitetura e desenho urbano do MIT, por seu projeto para Cartagena, na Colômbia, que combina habitação popular com usos comerciais e espaços públicos. Adèle Santos, Gabriel Kozlowski  e seus alunos atualmente desenvolvem um projeto de pesquisa em São Paulo com proposta semelhante à premiada, em parceria com a FAU-USP, o Insper e o Arq.Futuro. Para conhecer o projeto de Adèle e sua equipe em Cartagena, clique aqui.

 

Os ciclos de premiação ocorrem a cada três anos, e os prêmios somam dois milhões de dólares. Os 15 finalistas da premiação global são selecionados nas cinco rodadas prévias de premiação regional, sendo escolhidos três ganhadores em cada uma das cinco regiões: América do Norte; América Latina; África e Oriente Médio; Ásia e Oceania; e Europa.