O IBGE e o movimento pendular

26/03/2015
Compartilhar:

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou esta semana que 7,4 milhões de pessoas se deslocam diariamente no Brasil entre a cidade em que vivem e outra, onde trabalham ou estudam. Em São Paulo, 1,75 milhão de pessoas fazem esse trânsito entre diferentes cidades. No Rio, 1 milhão.

 

O conceito, chamado pelo IBGE de “movimento pendular”, é feito por aquelas pessoas que viajam para outra cidade diariamente e voltam para seu município no final do dia para dormir. Sua intensidade é usada para determinar como as cidades se relacionam.

 

Segundo o IBGE, 56% da população brasileira, cerca de 107 milhões de pessoas, vivem em conglomerados urbanos, áreas formadas por um conjunto de municípios. O maior dos conglomerados brasileiros é o de São Paulo, com 36 cidades e mais de 19 milhões de habitantes. Em seguida está o Rio, com 21 municípios e quase 12 milhões de pessoas. Veja a tabela completa na Folha de S.Paulo.

 

Da Folha:

"Há dois fatores que determinam se um conjunto de municípios forma um arranjo. Um é a conurbação. O outro é a intensidade dos movimentos pendulares entre as duas cidades. O índice que determina o grau de relação leva em conta a quantidade de pessoas que viajam para estudar ou trabalhar em município vizinho e o compara com o total de estudantes e trabalhadores da cidade."