O poder da paisagem

18/03/2016
Compartilhar:

Landscape as Urbanism in the Americas é o nome de um ciclo internacional de palestras e debates em torno de um tema de grande atualidade: como a paisagem pode ser utilizada como instrumento de intervenção urbana? Acontecendo sequencialmente neste mês de março, em três cidades latino-americanas – Medellín, Santiago e Brasília – o ciclo reúne arquitetos, urbanistas, administradores públicos e privados,  economistas e pesquisadores acadêmicos, além de uma longa lista de entidades promotoras da iniciativa – entre elas a Universidade Harvard, através da sua Graduate School of Design, o Insper, a Escola da Cidade e o Arq.Futuro.

No seu capítulo brasileiro, Landscape as Urbanism acontece no dia 21 de março, próxima segunda feira, em Brasília, no Espaço Israel Pinheiro. Tomas Alvim, sócio-fundador do Arq.Futuro, será o moderador de um dos dois painéis previstos para o dia, composto também pela arquiteta-urbanista Elisabete França, do Studio2E Ideias Urbanas, Luciana Sabóia, da Universidade de Brasília, Jeannette Sordi, da Universidade Adolfo Ibañez, no Chile, e Guilherme Wisnik, da Universidade de São Paulo. Os palestrantes do dia serão a dupla de arquitetos Pedro Henrique de Cristo e Carolina Shannon de Cristo, do D+, que estão à frente do projeto do Parque Sitiê, no Morro do Vidigal, Rio de Janeiro, e também Pablo Lazo, do Departamento de Projetos em Desenvolvimento Urbano da Arup International. 

Brasília estará bem no centro dessa discussão. O grupo de panelistas será provocado a fazer uma análise crítica do Plano Piloto, tentando responder como a paisagem foi determinante na concepção do projeto da nova capital do país e que estratégias poderiam ter sido adaptadas, ou mesmo evitadas, quando se pensa hoje no modelo de expansão das cidades brasileiras.

O ciclo também está recebendo apoio do David Rockfeller Center for Latin American Studies (DRCLAS) e da Fundação Lemann. Confira abaixo a programação do dia 21/4, no Espaço Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes, Lote M, s/n):

14h- Recepção
Vinicius Licks, DRCLAS Brazil Office (São Paulo)

14h10- Abertura
Charles Waldheim, Harvard Graduate School of Design (Cambridge, EUA)

14h30 - Painel 1
Moderador: Tomas Alvim, Arq.Futuro (São Paulo)
Debatedores: Elisabete França, Studio2E Ideias Urbanas, FAAP and USP Cidades (São Paulo), Luciana Sabóia, Universidade de Brasília (Brasília), Jeannette Sordi, Universidad Adolfo Ibáñez (Santiago), Guilherme Wisnik, Universidade de São Paulo (São Paulo)

15h45 - Palestra
Pedro Henrique de Cristo, +D (Rio de Janeiro), e Caroline Shannon de Cristo, +D (Rio de Janeiro)

16h15 - Café

16h45 - Palestra

Pablo Lazo, Arup (São Paulo)

17h15 - Painel 2     
Moderador: João Manoel de Mello, Insper (São Paulo)
Debatedores: Luis Callejas, LCLA and Harvard Graduate School of Design (Medellín,Cambridge), Roberto Montezuma, Universidade Federal de Pernambuco e INCITI-Parque Capibaribe (Recife), Duarte Vaz, EMBYA and PUC-Rio (Rio de Janeiro) e Fernando Viegas, Una Arquitetos e Escola da Cidade (São Paulo)

18h30 – Palestra
Paulo Salles, Adasa (Brasília)

19h – Encerramento