O urbanista malaio Liu Thai Ker participa de 'A Cidade e a Água' 2014

04/09/2014
Compartilhar:

Presidente desde 2008 do Centre for Liveable Cities, em Singapura, o arquiteto e urbanista malaio Liu Thai Ker é responsável pelo replanejamento urbano de doze cidades asiáticas de grande porte – entre 2 e 5 milhões de habitantes – na China, Taiwan e Oriente Médio. Considerado o grande urbanista asiático, Thai Ker imprimiu a marca de suas concepções em Singapura, cidade-estado para a qual previu todo um reordenamento sobre o antigo plano diretor herdado dos ingleses, alcançando soluções inovadoras apesar das restrições territoriais e da forte pressão demográfica.

 

O urbanista faz parte da direção do escritório de arquitetura RSP Architects Planners & Engineers e é professor adjunto de duas universidades em Singapura e uma em Xiamen, China, onde presta consultoria de planejamento para cerca de 30 cidades. Como diretor executivo do Conselho de Habitação e Desenvolvimento da Malásia entre 1969 e 1989, criou 24 novas cidades de cerca de 200 mil habitantes cada e coordenou o projeto de construção de mais de meio milhão de habitações populares. Entre 1989 e 1992, como chefe da Urban Redevelopment Authority, liderou a revisão do Plano Diretor de Singapura, consolidando políticas de conservação de patrimônio histórico. O urbanista é bacharel em arquitetura pela Universidade de New South Wales, e mestre em planejamento urbano pela Universidade de Yale. No dia 24 de setembro, o Arq.Futuro o receberá para a palestra de abertura do dia: "Por um planejamento inteligente: a experiência de Singapura".

 

O Centre for Liveable Cities (CLC) foi criado em 2008 pelo Ministério do Desenvolvimento Nacional e o Ministério do Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Malásia para divulgar exemplos de cidades sustentáveis e integrar o conhecimento entre os setores que compõem o processo de urbanização local. Através de programas de incentivo à pesquisa, séries de palestras, programas de capacitação e publicação de livros, o CLC busca formar líderes e profissionais na área de planejamento urbano. Gestão de águas, habitação, mobilidade urbana e infraestrutura industrial são alguns dos campos de pesquisa do CLC. Nomes influentes da academia, da indústria e do setor público malaio fazem parte do conselho, e dão as diretrizes para o desenvolvimento intelectual da instituição.