Pedro Gadanho | Encontro 'Cidades Performáticas'

28/11/2014
Compartilhar:

O ciclo de debates “Cidades Performáticas: arte, arquitetura e espaço urbano”, promovido pela parceria entre o Arq.Futuro e a Fundação Bienal São Paulo, acontece no dia 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillio Matarazzo – Parque Ibirapuera, São Paulo. As inscrições e programação completa estão disponíveis no site: http://arqfuturo.com.br/ 

 

Convidado do fórum, o português Pedro Gadanho é arquiteto e ex-professor da Universidade do Porto. Curador do setor de Arquitetura Contemporânea do Museu de Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, Pedro coordena o Young Architects Program, inciativa que seleciona jovens arquitetos para trabalhar em instalações no MoMA PS1 (Queens, Nova York), no Museu MAXXXI (Roma, Itália), no Museu de Arte Moderna de Istambul (Istambul, Turquia) e no CONSTRUCTO (Santiago, Chile). Em novembro deste ano, Gadanho assinou a curadoria da exposição Uneven Growth: Tactical Urbanism for Expanding Megacities, que apresenta os projetos desenvolvidos.

 

Gadanho afirma que, com a previsão de crescimento populacional e poucos recursos naturais à disposição, o planejamento de cidades como o conhecemos está em cheque. Uneven Growth é um projeto que busca abordar o desenvolvimento desigual crescente das cidades com propostas inovadoras de design táctico para a malha urbana. Doze grandes escritórios de arquitetura foram escolhidos e separados em times para estudar seis mega-cidades do mundo: Mumbai, Hong Kong, Istambul, Lagos e Nova York.

 

O urbanismo táctico visa a instalação de áreas na cidade com as quais a população possa interagir diretamente e perceber mudanças no espaço público. As instalações de Uneven Growth não são só uma forma de deslocar o olhar da população local, mas também incentivá-la a apresentar soluções alternativas para aquela realidade urbana.

 

Em Lagos, na Nigéria, a equipe dos escritórios Nlé Architects e Zoohaus/Inteligencias Colectivas se debruçou sobre a crescente ocupação dos lagos da cidade por favelas de palafita, e desenhou um modelo de habitação flutuante simples e barato. A dupla de escritórios planejou comunidades flutuantes sustentáveis para substituir futuramente as favelas, sem a necessidade de forçar a retirada da população local.

 

Através de fotos e maquetes dos projetos, Uneven Growth apresenta os trabalhos desenvolvidos, deixando o vistante em contato com a realidade trabalhada. No site oficial da exposição é possível ler relatos das populações locais sobre o projeto. Saiba mais em http://uneven-growth.moma.org/