Zaryadye Park / Diller Scofidio+Renfro

24/10/2014
Compartilhar:

O Zaryadye Park será, em alguns anos, o parque mais importante de Moscou. Resultado de uma competição internacional promovida pela prefeitura da capital russa, o projeto arquitetônico e paisagístico do Zaryadye Park é assinado pelo premiado escritório americano Diller Scofidio+Renfro, também autor do High Line em Nova York. O objetivo do governo russo é criar um novo marco para Moscou, cidade que desde 1958 não recebe um novo parque. O novo Zaryadye será construído numa área nobre de 13 acres localizada no centro histórico de Moscou, ao lado do Kremlin e da Praça Vermelha. "Zaryadye deve se tornar um novo tipo de parque, um parque do século 21, um modelo de projeto que apresente os novos alcances, métodos, materiais e tecnologias", define o website do projeto.

 

Brian Tabolt, o arquiteto e designer do escritório Diller Scofidio + Renfro, que chefiou o projeto vencedor para o Zaryadye Park, será um dos palestrantes convidados do próximo evento Arq.Futuro Parques do Brasil, promovido nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Cultural da FGV no Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Semeia e a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas.

 

Desenvolvido a partir do conceito de wild urbanism, em que pessoas e plantas convivem na mesma área com igual importância, o Zaryadye Park reproduzirá, nas margens do rio Moskva, quatro típicos ecossistemas russos – tundra, estepe, floresta e pântano – graças à regulação de temperatura, controle de ventos, simulações de luz natural. Com o uso de tecnologias sustentáveis será possível criar microclimas em diferentes regiões do parque.  O parque vai conectar os edifícios históricos que o circundam com os elementos naturais da Rússia, unindo paisagismo a espaços dedicados a exposições de arte, restaurantes e salas de concerto. As tecnologias de controle de clima usadas no projeto foram tema da exposição Zaryadye Park: Augmented Atmospheres durante a Bienal de Veneza deste ano.

 

A região do Zaryadye tem uma história milenar e foi fundamental em diversos períodos do desenvolvimento de Moscou. Funcionando desde o século 12 como um vibrante centro comercial na região portuária do rio Moskva, o Zaryadye recebeu construções palacianas para abrigar a elite aristocrata no século 16, quando a cidade se tornou capital do Império russo. A área entrou em decadência com a transferência da capital para São Petersburgo e durante séculos foi uma das maiores favelas de Moscou. Todas as construções populares foram demolidas como parte de um projeto de Stalin para a reurbanização da cidade e, nas últimas décadas, a área estava totalmente abandonada e isolada da população por um muro de concreto. Depois de uma visita do premier Vladimir Putin em 2012, surgiu a proposta para a construção do novo parque, com o objetivo de criar um vibrante e arrojado espaço público para Moscou até 2018, ano em que a cidade será uma das sedes da Copa do Mundo.