Plataforma de discussão sobre o futuro das cidades

Plataforma de discussão
sobre o futuro das cidades

O Triunfo da Cidade

As próximas eleições municipais coincidem com a emergência de uma nova consciência sobre a situação das cidades contemporâneas. A compreensão de que é preciso descobrir e implantar novas soluções que tornem viáveis as metrópoles em que vivemos vem se espalhando muito além dos espaços da academia.

As cidades conduzem as grandes mudanças em curso no planeta; assim, as políticas urbanas constituem a mais poderosa e abrangente ferramenta de transformação da realidade que nos cerca. Os quatro anos do mandato dos futuros prefeitos, portanto, constituem um período decisivo para as cidades.

É preciso incentivar um debate independente sobre as responsabilidades dos políticos que disputarão as próximas eleições. Esta é a proposta da série O Triunfo da Cidade, que pretende contribuir para a reflexão sobre os novos rumos que agora se abrem e a importância da escolha de uma governança local, com impacto global.

Nesse panorama, o Arq.Futuro acredita que o urbanismo contemporâneo não pode ignorar os desafios de uma nação que se transforma sem ter equacionado políticas essenciais para a redução da sua desigualdade. Acreditamos que boas soluções urbanas só serão possíveis com a atuação conjunta de diferentes atores: o poder público, a iniciativa privada, a sociedade civil, em suas múltiplas representações, e a academia, geradora de conhecimento e alternativas.

Por fim, acreditamos que a educação para o exercício da cidadania é o caminho para a construção de cidades mais humanas, inteligentes e participativas. Consciente de seus direitos e deveres, o cidadão é o grande motor da transformação urbana.