AGENDA | Revitalização de centros históricos metropolitanos

17 de maio de 2018
17/05/2018
Compartilhar:

Na manhã do dia 17 de maio, Arq.Futuro e a Fundação Fernando Henrique Cardoso promoverão um debate sobre o papel das políticas públicas, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada na revitalização de centros históricos metropolitanos. O evento ocorrerá na sede da Fundação FHC, centro de São Paulo, e sua abertura contará com o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso, com o prefeito de São Paulo Bruno Covas e com a Heloisa M. Salles Penteado Proença, secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento.

 

Na primeira palestra do dia, o presidente da SP Urbanismo José Armênio de Brito Cruz apresentará os projetos de sua gestão para o centro da cidade. Serão discutidos os problemas urbanísticos que o centro de São Paulo enfrenta e as possibilidades de atuação no âmbito das políticas públicas.

 

Em seguida, teremos a palestra de Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2008-2016), sobre o processo de requalificação do centro do Rio de Janeiro no período que precedeu os jogos olímpicos de 2016. Fajardo esteve à frente do IRPH num período de grandes obras públicas e investimentos privados na região portuária do Rio, que induziram a sociedade carioca a se reconectar com o patrimônio do centro, a Baía da Guanabara e à sua história.

 

Na terceira palestra, o engenheiro e empresário Mauro Teixeira Pinto, sócio da TPA Empreendimentos e membro do conselho fiscal do Secovi-SP, falará sobre a atuação do mercado imobiliário nos centros históricos, tratando dos benefícios e dos desafios ligados à sua atuação continuada, seja criando novas edificações, seja adaptando (“retrofitando”) as já existentes para aproveitar melhor os imóveis vazios e subutilizados.

 

Por fim, os palestrantes participarão de um debate mediado por Danilo Igliori, professor da FEA-USP, PhD pela Universidade de Cambridge e especialista em economia urbana. Igliori também é chairman do DataZAP, unidade de pesquisa com big data da empresa virtual de anúncios imobiliários ZAP Imóveis, onde investiga os padrões de compras, vendas, lançamentos e valorização imobiliária na cidade e suas correlações com características urbanísticas, sociais e econômicas de cada bairro.

 

INFORMAÇÕES

 

Data: 17/05, das 9h30 às 12h30 (09h30 às 10h00: Credenciamento e welcome coffee)

Local: FFHC - rua Formosa, 367

Prox. às estações São Bento, Anhangabaú e República do metrô

As inscrições para o seminário foram encerradas. Será possível acompanhar ao evento ao vivo pelo Facebook da Fundação FHC

 

PROGRAMAÇÃO

 

ABERTURA

 

Fernando Henrique Cardoso (Ex-Presidente da República)

Bruno Covas (Prefeito da Cidade de São Paulo)

Heloisa M. Salles Penteado Proença (Secretária de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo)

 

DEBATE

 

Projetos para o Centro de São Paulo

José Armênio de Brito Cruz (Presidente da SP Urbanismo)

 

Centro do Rio

Washington Fajardo (Ex-presidente do IRPH – Instituto Rio Patrimônio da Humanidade)

 

A revitalização do Centro de São Paulo e o mercado imobiliário

Mauro Teixeira Pinto (sócio da TPA Empreendimentos e membro do conselho fiscal do Secovi – SP)

 

MEDIAÇÃO

 

Danilo Igliori (Phd pela Universidade de Cambridge, professor de Economia da FEA-USP e chairman do DataZap)