4/5/21 | Webinar "Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife

28/04/2021
Compartilhar:


Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto URBEM realizam no dia 4/5 o webinar "Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife".

 

Aprovadas, respectivamente, em 2019 e 2020, as revisões dos planos diretores de Belo Horizonte e Recife trouxeram inovações importantes para as duas capitais. Em ambas, introduziu-se o coeficiente básico de aproveitamento único e unitário, viabilizando a cobrança da outorga onerosa do direito de construir, após intensa discussão. Fechando mais o foco em cada uma, na cidade mineira toda a regulação de parcelamento, uso e ocupação do solo foi consolidada, eliminando-se a necessidade de uma lei de zoneamento em separado; já na pernambucana fortaleceram-se estratégias e instrumentos para a política habitacional.

No webinar Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife, que faz parte da série Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, nossos convidados irão debater questões como: Quais foram os desafios, as discussões e os resultados obtidos ao final das revisões dos planos diretores das capitais de Minas e Pernambuco? Como ocorreu o processo em cada uma daquelas cidades, e quais foram  alterações efetivadas? Como tais experiências podem agregar conhecimento ao que o município de São Paulo irá vivenciar?

Para o debate, reuniremos Maria Fernandes Caldas, secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, e Mariana Asfora, secretária executiva de Planejamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS)/Secretaria de Política Urbana e Licenciamento de Recife. 

A abertura institucional será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e a mediação ficará a cargo de Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e de Raul Juste Lores, jornalista e autor do livro São Paulo nas alturas (Três Estrelas, 2017).

Inscreva-se e participe!

 

WEBINAR | Revisão do Plano Diretor: Belo Horizonte e Recife


- Data: 4/5, das 16h às 17h30
- Debatedores: Maria Fernandes Caldas, secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, e Mariana Asfora, secretária executiva de Planejamento do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS)/Secretaria de Política Urbana e Licenciamento de Recife.
- Mediação: Raul Juste Lores, jornalista, e Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
- Apresentação: Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

 

 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

 

DEBATEDORES

MARIA FERNANDES CALDAS |  Arquiteta graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi diretora de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria Nacional do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Integrou o Comitê Nacional de Acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida e o Conselho Nacional das Cidades no governo federal. Atualmente, é secretária de Política Urbana de Belo Horizonte, onde já exerceu o cargo de secretária de Planejamento Urbano. Dentre outras publicações, é autora do livro A utopia da reforma urbana – Ação governamental e política pública no Brasil (C/Arte, 2018). Tem experiência nas áreas de gestão e planejamento urbano e metropolitano, atuando sobretudo na formulação de políticas e programas urbanos, plano diretor, legislação urbanística e habitação.

MARIANA ASFORA |  Arquiteta e urbanista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco, e especialista em Direito Urbanístico e Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Em sua trajetória profissional, atuou como gerente de Planos e Projetos no Cabo de Santo Agostinho (2005-2008), participando da elaboração de seu plano diretor (2006). Integrou a equipe técnica da Unidade de PPP da Secretaria de Planejamento e Gestão de Pernambuco (2008-2011) e foi gerente de Obras e Estádio da Secretaria Executiva da Copa de Pernambuco (2011). Trabalhou ainda como gerente de Zonas Especiais (2018) e diretora executiva de Planejamento Urbano (2018-2020) do Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). É analista de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Recife desde 2011 e atual secretária executiva de Planejamento do ICPS/Secretaria de Política Urbana e Licenciamento.

 

MEDIADORES

CARLOS LEITE | Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Escola de Belas Artes de São Paulo, é doutor em Estruturas Ambientais Urbanas pela USP. Fez pós-doutorado em Urban Economic Sustainable Development na Universidade Politécnica da Califórnia. É coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

RAUL JUSTE LORES | Autor do livro São Paulo nas Alturas (finalista do Prêmio Jabuti, 2018), colunista diário na rádio CBN. Foi correspondente em Pequim, Washington, Nova York e Buenos Aires, e ex-diretor da Veja São Paulo e ex-editor de Economia na Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio da APCA em 2011 pela difusão da Arquitetura.

 

APRESENTAÇÃO

 

TOMAS ALVIM | Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês e Financês em Bom Português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade, é coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

---


URBEM - INSTITUTO DE URBANISMO E ESTUDOS PARA METRÓPOLE 
URBEM, o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, é um “do-tank”, um centro de ação, que busca promover projetos de impacto urbano na metrópole de São Paulo e em outras cidades.
O foco do URBEM - instituído como uma organização do terceiro setor - é a estruturação de projetos que possam municiar o poder público, o setor privado e a sociedade civil com propostas que gerem um tecido urbano mais justo, mais funcional e mais belo. Para suas ações, o URBEM integra profissionais de capacidade reconhecida nas diversas áreas do conhecimento envolvidas nos processos urbanos - especialistas de âmbito nacional e internacional e instituições de classe mundial - que contribuam para o avanço de tecnologias e de métodos de planejamento e de gestão aplicados às grandes cidades.
O URBEM cataliza ações e projetos voltados para o florescimento das cidades - cidades prósperas, sustentáveis, seguras e inclusivas. Cidades com vida e oportunidades amplas de trabalho, moradia, aprendizado, cultura e diversão.  

 

LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

---

 

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem promove, todo o mês, o ciclo de webinars Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE).

São debates exclusivos com nomes atuantes dos setores público e privado e da sociedade civil. Os debates buscam promover a análise e a discussão de quais foram os impactos do Plano para a cidade e também que tipos de ajustes serão necessários de modo a viabilizar o pleno desenvolvimento da capital.

 

Acesso os webinars realizados por este ciclo AQUI.