Entre os dias 12 e 16 de março, o Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, organiza junto ao Insper a segunda edição de seu curso Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente. Serão cinco dias de aulas e atividades práticas conduzidas por uma seleção de profissionais renomados do poder público, iniciativa privada e academia.
Questões urbanas serão abordadas de forma multidisciplinar, com a contribuição não apenas de arquitetos e urbanistas, mas também de especialistas em economia urbana, direito urbanístico, políticas públicas e meio ambiente. Os alunos terão acesso em primeira mão às experiências urbanas brasileiras mais relevantes dos últimos anos, com professores que atuam ou atuaram de forma decisiva nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Belo Horizonte e Recife. Abaixo, são apresentadas as aulas:
Indústria Criativa
No Brasil, um dos casos mais emblemático de articulação entre economia criativa e regeneração urbana é o Porto Digital de Recife, um parque tecnológico criado na parte histórica da cidade que levou centenas de empresas a instalarem-se em imóveis históricos recuperados e hoje emprega milhares de pessoas.
Professor
- Guilherme Reynaldo, Diretor Executivo da Agência Recife para Inovação e Estratégia - organização que lidera o processo de design colaborativo do plano estratégico de longo prazo da cidade de Recife em parceria com o poder público municipal. É conselheiro do Porto Digital.
Mobilidade
Serão apresentadas duas experiências de planejamento da mobilidade urbana, São Paulo e Fortaleza, que incorporam as novas possibilidades de integração intermodal e uma visão transformadora sobre os usos dos espaços públicos associados às infraestruturas de transportes.
Professor
- Luiz Alberto Saboia, Secretário Executivo de Serviços Públicos e responsável pelo Programa de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito da Prefeitura de Fortaleza
Economia e Cidade
As cidades promovem grandes oportunidades de desenvolvimento econômico, inovação e geração de riqueza. Para realizar o seu potencial, é preciso que os investimentos públicos e privados e a regulação estejam alinhados com a vocação da cidade. Vamos analisar as dinâmicas que são parte integrante desse alinhamento.
Professor
- Danilo Igliori, PhD em economia por Cambridge, professor da FEA-USP e Chairman da DATAZap
Cidade e Generosidade
A civilidade é uma parte essencial das relações sociais em cidades. O respeito às diferenças exige não apenas tolerância, mas também a generosidade de se colocar no lugar do outro. O desenho das edificações e dos espaços de uso público é fundamental na criação de ambientes urbanos generosos, propiciando o convívio e os encontros.
Professor
- Gustavo Penna é arquiteto mineiro experiência na academia, setor público e iniciativa privada. Fundador do escritório Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Arcabouço Legal
As principais características do direito urbanístico brasileiro serão analisadas em termos daquilo que possibilitam e das suas limitações, sempre trazendo exemplos concretos de suas consequências e o paralelo com os instrumentos legais urbanos de outros países.
Professor
- Victor Carvalho Pinto, Assessor Legislativo em Direito Urbanístico do Senado Federal
Bens Públicos e Externalidades
Grandes obras públicas e uma inovação na relação da cidade com o seu patrimônio transformaram a região portuária do Rio de Janeiro entre 2008 e 2016, resultando numa nova centralidade, museus como o MAR e Museu do Amanhã e o reconhecimento pela UNESCO do Cais do Valongo como Patrimônio da Humanidade.
Professor
- Washington Fajardo, arquiteto e urbanista, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2008-2016)
Liderança Consciente
As organizações públicas e privadas têm um papel muito importante na construção da cidade, desde a formulação dos instrumentos legais até a edificação dos espaços. As lideranças de tais organizações devem estar informadas sobre as questões urbanas contemporâneas e atentas ao impacto de suas decisões.
Professora
- Patrícia Tavares é mestre em Políticas de Governo e doutora em Administração de Empresas pela FGV. Professora do Insper, é consultora de organizações públicas e privadas em projetos de desenvolvimento de lideranças e gestão de desempenho.
Habitação
Um dos maiores desafios das cidades que cresceram rapidamente no século XX é produzir habitação de qualidade, em boa localização e a preços acessíveis para os seus habitantes. No Brasil, 77% das moradias são irregulares em alguma medida e 11% da população vive em favelas. Como solucionar esse problema?
Professor
- Philip Yang, mestre em administração pública por Harvard, é fundador do Instituto URBEM
Infraestrutura Urbana
Para que a vida em cidades funcione, é necessário fazer grandes investimentos em infraestruturas como as de mobilidade, comunicação, energia e saneamento. Além do custo elevado e desafios técnicos, tais infraestruturas impõem desafios de outra natureza aos gestores urbanos: a articulação das múltiplas organizações privadas e públicas cujas esferas de ação e autoridade se sobrepõem no espaço urbano.
Professor
- Gesner Oliveira, professor e coordenador do Grupo de Economia da Infraestrutura e Soluções Ambientais da FGV, foi presidente do CADE (1996-2000) e da SABESP (2006-10)
Mensuração de Impacto
Um dos desafios para a gestão urbana é medir o impacto das políticas públicas postas em prática e, assim, avaliar os resultados obtidos pelos recursos investidos em cada política. É uma prática imprescindível para se aprimorar a eficiência da administração das cidades.
Professor
- Sérgio Lazzarini, mestre em administração pela Washington University, é professor no Insper
O que é cidade?
Uma visão panorâmica sobre os elementos que constituem uma cidade, desde suas estruturas físicas até a rede de relações sociais que a caracterizam.
Professor
- Vinicius Andrade é arquiteto e urbanista, professor da Escola da Cidade e sócio do escritório Andrade Morettin, que projetou a nova sede do Instituto Moreira Salles (IMS) na avenida Paulista, em São Paulo
Gestão Urbana
Dois ex-prefeitos de municípios de médio porte e um ex-secretário apresentam suas experiências e inovações na gestão pública municipal.
Professores
- Rodrigo Agostinho, ex-prefeito de Bauru (2008-2016)
- João Cury Neto, ex-prefeito de Botucatu (2008-2016)
- Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2008-2016)
Reconhecimento Territorial
Três módulos de atividades práticas nas ruas de São Paulo, com orientação dos professores. Uma oportunidade para os alunos treinarem seu olhar sobre a cidade.
Professoras
- Beatriz Vanzolini, arquiteta e urbanista do Instituto URBEM
- Priscila Borin Claro, professora da cátedra de Economia e Meio Ambiente, Insper
Como se faz cidade
Representantes da iniciativa privada abordando o papel das empresas na economia e no desenvolvimento urbano.
Professores
- Otávio Zarvos (construtora IDEA! Zarvos)
- Luciana Nicola (Superintendente de Relações Governamentais, Itaú)
Cidade e Água
A escassez hídrica talvez seja o maior desafio para as cidades do século XXI. Recuperar as águas urbanas e seu entorno e implantar redes de drenagem, abastecimento e saneamento de forma sustentável é central para o seu sucesso.
Professora
- Stela Goldenstein, ex-Secretária Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (1998-1999) e ex-Secretária Municipal do Verde e Meio Ambiente de São Paulo (2001-2002)
Big Data
As cidades geram hoje uma enorme quantidade de dados pelos equipamentos urbanos, smartphones e aplicativos de mobilidade. Interpretados, tais dados revelam muito sobre o funcionamento das cidades. O desafio está em desenvolver a capacidade de analisá-los e fazer uso deles nas políticas públicas e investimentos na cidade.
Professor
- Pablo Cerdeira, ex-Chief Data Officer do município do Rio de Janeiro (2013-2016)
Para assistir ao depoimento de alguns professores do curso, clique aqui.
Inscrições abertas. Para mais informações, visite o site https://www.insper.edu.br/educacao-executiva/cursos-de-curta-duracao/politicas-publicas/urbanismo-cidades-e-lideranca-consciente/?instance_id.