Pré-estreia | Palácio Monroe - Crônica da Demolição

02/05/2017
Compartilhar:

Crônica da Demolição é um documentário de 90 minutos que conta a história do Centro do Rio de Janeiro, ao longo do século XX, a partir do caso do Palácio Monroe. Com uma narrativa de tensão e atmosfera de suspense, o filme discute o processo histórico que culminou na demolição do Palácio Monroe, e as dúvidas que ainda persistem sobre o assunto. No entanto, para além do caso concreto do Rio de Janeiro, o que o filme retrata são os processos e a forças de destruição que atravessam a vida de todas as grandes cidades brasileiras.


Este é o primeiro longa-metragem do diretor Eduardo Ades, que estreou na direção com o premiado curta “A dama do Estácio”, estrelado por Fernanda Montenegro.


O documentário conta com uma centena de fotos antigas e 26 filmes de arquivo - incluindo um raro registro a cores da demolição do palácio - resultado de um ano de pesquisa em mais de 30 acervos e instituições. Suas filmagens foram realizadas no Rio de Janeiro - lançando um novo olhar sobre o centro da cidade - no Senado Federal, em Brasília, e em Uberaba, na fazenda que hoje abriga um portão e os leões do palácio.


Por meio dos materiais de arquivo e de entrevistas com pessoas envolvidas no caso, Crônica da Demolição reconstrói 70 anos de história da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) e do Palácio Monroe.


O filme conta com depoimentos de pessoas como Noel de Almeida (ex-presidente do Metrô), Humberto Barreto (assessor do presidente Geisel), Maria Elisa Carrazzoni (conselheira do SPHAN), Jonas Sliachticas Filho (restaurador de arte, que participou da demolição), que trazem novas luzes para esclarecer os mistérios que rondam a demolição do Monroe. Arquitetos como Alex Nicolaeff, Alfredo Britto e Ítalo Campofiorito, assim como o ex-prefeito Cesar Maia, entre outros, colaboram para a construção dessa trama.

 

Diretor | Eduardo Ades
Formado em Cinema pela UFF, Eduardo Ades é diretor, roteirista e produtor. Sócio-fundador da Imagem-Tempo, produtora carioca com 13 anos de atividade. Produziu os longas “Morro dos Prazeres” (Maria Augusta Ramos, 2013) e "Yorimatã" (Rafael Saar, 2014), além de diversos curtas. Diretor e roteirista do premiado curta “A Dama do Estácio” (2012), estrelado por Fernanda Montenegro, Nelson Xavier e Joel Barcellos. “Crônica da demolição” é seu primeiro longa.

 

CRÔNICA DA DEMOLIÇÃO
Pré-estreia do documentário com a presença do diretor Eduardo Ades
2 de maio - Cine Belas Artes | São Paulo
Rua da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo 
* O valor do ingresso: R$ 10,00


Programação
20h - Sessão do documentário
21h30 - Conversa com Eduardo Ades, diretor do documentário,
Mediação: Raul Juste Lores, repórter especial e colunista da Folha de S.Paulo.