PROGRAMAÇÃO | MUDANÇAS CLIMÁTICAS, RISCOS E DESASTRES: AÇÕES PARA A GOVERNANÇA.

22/09/2020
Compartilhar:

 

 

 

As mais recentes manifestações das mudanças climáticas globais e, muito dramaticamente, a pandemia da covid-19 apontaram demandas urgentes de diagnósticos mais profundos e precisos, planejamento de medidas e ações de curto e médio prazos, e organização de estruturas de governança com capacidade de responder ao novo cenário de riscos que as cidades terão que enfrentar no período pós-pandemia.

 

Nesse contexto, o Laboratório Arq. Futuro de Cidades do Insper e o Laboratório Gestão de Riscos – LabGRIS da UFABC promovem no próximo mês de outubro a série de webinars que tem como tema central “Mudanças climáticas, riscos e desastres: ações para a governança”.

 

Por seu tema e objetivo, os webinars inserem-se também no contexto da promoção de uma cultura global para redução de riscos e desastres (Marco de Sendai 2015-2030), que tem o dia 13 de outubro designado pela Assembleia Geral das Nações Unidas como o Dia Internacional para redução do risco de desastres.

 

Essa série é composta por quatro webinars nos quais especialistas, gestores públicos e representantes de movimentos sociais vão abordar diferentes aspectos do tema: o cenário de riscos e desastres frente às mudanças climáticas e a necessidade de planejamento para seu enfrentamento; os recorte dos riscos nos territórios de exclusão e vulnerabilidade social; as novas questões para o planejamento e governança; e, por fim, os impactos econômicos potencializados por este contexto de crises e caminhos de prevenção e mitigação.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

6/10 | 16h às 17h30

RISCOS E DESASTRES FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: PLANEJAMENTO JÁ!

O tema dos riscos e desastres frente às mudanças climáticas exige das nossas cidades uma análise deste panorama de forma mais ampla, mas essencialmente uma ampla prospecção dos impactos destas mudanças na vida e na economia das cidades e estruturação da capacidade de resposta e ações para adaptação às mudanças climáticas com forte integração ao planejamento urbano.

 

CONVIDADOS |

  • Délcio Rodrigues [Clima Info]
  • Gustavo Pinheiro [Instituto Clima e Sociedade]
  • Jonathan Barton [Universidade Católica do Chile]

 

MODERADORES |

  • Katia Canil [Laboratório Gestão de Riscos – LabGRIS da UFABC]
  • Tomas Alvim [Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper]

 

BIOGRAFIAS |

 

Délcio Rodrigues - Físico, ambientalista, empresário e diretor executivo do Instituto ClimaInfo. No Painel trará uma síntese do panorama da climatologia futura nas cidades brasileiras.

 

Gustavo Pinheiro - Coordenador do Portfólio de Economia de Baixo Carbono do Instituto Clima e Sociedade, especialista na temática de mudança do clima, meio ambiente e direitos humanos, com passagem por instituições da sociedade civil como o Instituto Socioambiental e The Nature Conservancy. No Painel abordará a questão dos impactos das mudanças climáticas na economia das cidades.

 

Jonathan Barton - Professor do Instituto de Estudos Urbanos e Territoriais da Universidade Católica do Chile. No painel abordará o tema da adaptação às mudanças climáticas e gestão de riscos sob o ponto de vista da integração ao planejamento urbano.

 

Katia Canil - Geógrafa, professora do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, vice coordenadora do Bacharelado em Planejamento Territorial e vice coordenadora do Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis – UFABC. Atua na área de gestão de riscos e desastres, e cartografia geotécnica aplicada ao planejamento urbano.

 

Tomas Alvim - Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Co-autor do livro “Aprendendo a viver na cidade” e Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

 

13/10 | 16h às 17h30

TERRITÓRIOS DE EXCLUSÃO, VULNERABILIDADE SOCIAL E EXPOSIÇÃO A RISCOS: ONDE MORA O PERIGO

Identificar as principais vulnerabilidades urbanas frentes às ameaças de desastres associados às mudanças climáticas é o passo inicial para a formulação de medidas e ações de adaptação e repostas a curto e médio prazos.

 

CONVIDADOS |

  • Ana Claudia Duarte Cardoso [UFPA]
  • Antonio Aledo [Universidad de Alicante]
  • Fernando Nogueira [LabGRIS – UFABC]

 

MODERADORES |

  • Ester Carro
  • Tássia Regino [LabGRIS – UFABC]

 

BIOGRAFIAS |

 

Ana Claudia Duarte Cardoso - Urbanista e Professora Associada da Universidade Federal do Pará (UFPA), atuando nos Programas de Pós-Graduação de Arquitetura e Urbanismo (PPGAU/UFPA) e em Economia (PPGE/UFPA). Também foi Secretária de Governo do Estado do Pará. Dedica-se atualmente à pesquisa da convergência entre a urbanização extensiva observada na Amazônia Oriental, os arranjos espaciais dos assentamentos humanos da região e a defesa do direito à sociobiodiversidade. Neste Painel, discutirá a sociobiodiversidade na Região Norte frente às mudanças climáticas e suas ameaças.

 

Antonio Aledo Tur - Sociólogo e professor titular de Sociologia Ambiental na Universidad de Alicante, Espanha. Desenvolve pesquisas nas áreas de antropologia do turismo e da sociologia ambiental. Neste painel discutirá a necessidade da troca de saberes para redução de vulnerabilidades frente a riscos sociambientais.

 

Fernando Nogueira - Geólogo, professor do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC, coordenador do Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis - UFABC. Tem trabalhado com gestão de riscos e desastres nos últimos 30 anos. Neste Painel, discutirá um tripé de instrumentos técnicos que precisa se inovar para o enfrentamento dos novos/velhos riscos.

 

Ester Carro - Arquiteta e ativista urbana, mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano, pósgraduanda em habitação e cidade na Escola da Cidade, integrante do núcleo de mulheres e território no Laboratório ArqFuturo de Cidades do Insper. Desde 2018 é presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo e está à frente do Projeto Fazendinhando (transformando um lixão em parque).

 

Tássia Regino  - Assistente Social e Mestre em Planejamento e Gestão do Território pela UFABC, é especialista na área de habitação social, incluindo o trabalho social em comunidades vulneráveis. Exerceu funções no setor público e privado como gestora, assessora, consultora e técnica. Na Prefeitura de São Bernardo do Campo, onde foi Secretária de Habitação de 2009 a 2016, coordenou o Programa Municipal de Redução de Riscos em assentamentos precários. Pesquisadora colaboradora do LABGRIS/ UFABC.

 

 

20/10 | 14h30 às 16h

MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTO E NECESSIDADES DE ENFRENTAMENTO

A adaptação às mudanças climáticas demandará grandes mudanças paradigmáticas, dos cuidados à saúde coletiva e individual às grandes diretrizes para reestruturação das políticas públicas em todas as escalas.

 

 CONVIDADOS |

  • José Antônio Bertotti Júnior [Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco]
  • Paulo Saldiva [Instituto de Estudos Avançados da USP]
  • Sameh Wabba [Banco Mundial]

 

MODERADORES |

  • Laura Ceneviva [Prefeitura Municipal de São Paulo]
  • Priscila Claro [Insper]

 

BIOGRAFIAS |

 

José Antônio Bertotti Júnior - Químico e mestre em Engenharia de Produção. Foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife (2008/2012) e é o atual Secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado de Pernambuco. Neste Painel apresentará iniciativas do Estado de Pernambuco frente às mudanças climáticas.

 

Paulo Saldiva - Médico, professor do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da USP. Divulgador científico bastante ativo em vários canais de comunicação. Neste painel discutirá alterações do microclima e planejamento das cidades: Uma perspectiva do ponto de vista da saúde.

 

Sameh Wabba - Diretor Mundial do Departamento de Práticas Globais para Desenvolvimento Urbano, Gestão de Risco de Desastres, Resiliência e Terra do Banco Mundial, com sede em Washington, DC. No Banco Mundial foi também Líder do Setor de Desenvolvimento Sustentável para o Brasil, e especialista urbano com foco em habitação, terra, desenvolvimento econômico local e gestão municipal na América Latina e Caribe, bem como no Oriente Médio e Norte da África Regiões. Neste Painel, trará a discussão sobre Resiliência e Capacidade de Resposta frente às mudanças climáticas.

 

Laura Ceneviva - Laura Lucia Vieira Ceneviva, arquiteta e urbanista, é Secretária Executiva do Comitê de Mudanças do Clima e Ecoeconomia do município de São Paulo. É Mestre em Ciências em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Urbanismo e Arquitetura da Universidade de São Paulo e especialista em Planejamento Regional e Urbano pela Technische Universität Berlin, na Alemanha.

 

Priscila Claro - Professora Associada e Coordenadora de Responsabilidade Social e Extensão no Insper. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras. Mestre pela Universidade de Wageningen (WUR), na Holanda, em Gestão Socioambiental, e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Lavras.

 

 

27/10 | 14h30 às 16h

OS IMPACTOS ECONÔMICOS DOS DESASTRES E NOVAS FORMAS DE GOVERNANÇA

 Os impactos econômicos causados pelas mudanças climáticas demandam novas formas de avaliação e desenho de soluções. Alternativas de desenvolvimento sustentável e de novos formatos de governança surgem nesse contexto.

 

CONVIDADOS |

  • Carolina Genin [WRI Brasi]
  • Rodrigo Perpetuo [ICLEI]
  • Thiago Grego [Houer Concessões]

 

MODERADORES |

  • Anaclaudia Rossbach [Cities Alliance]
  • Sandra Moom [LAPLAN – UFABC]

 

BIOGRAFIAS |

 

Carolina Genin - Diretora do programa de Clima do WRI Brasil. Possui mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE) e é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Neste painel abordará os elementos da Economia eficiente, resiliente, justa e sustentável 
 

Rodrigo Perpetuo - Secretário Executivo do ICLEI América do Sul. Economista pela UFMG, Especialista em Administração pela FDC, Mestre em Relações Internacionais pela PUC-MG e Doutorando pela USP. Foi Chefe da Assessoria de Relações Internacionais do Governo do Estado de Minas Gerais (abril 2015-ago 2016) e Professor de Política Internacional Contemporânea nas Faculdades IBMEC (fev 2014-ago 2019). Neste painel trará um panorama dos impactos e da governança necessária.

 

Thiago Grego - Sócio-Diretor de Novos Negócios da Houer Concessões, atuando na estruturação de projetos de Concessões e PPPs em diferentes áreas. Mestre em Administração (FDC/PUC-MG), possui MBA (IESE Business School) e é Administrador Público (Fundação João Pinheiro/MG). Neste painel discutirá infraestrutura resiliente e novos modelos de governança.
 

Anaclaudia Rossbach - Economista, com Mestrado em Economia Política e especialista em habitação social, trabalhou no Brasil e internacionalmente para várias instituições tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Mundial, Instituto URBEM, Chinese Academy for Social Sciences, Rede Interação/Slum Dwellers International (SDI), entre outras. Atualmente ocupa a posição de Gerente Regional para a América Latina e o Caribe do Cities Alliance.

 

Sandra Moom - Arquiteta e Urbanista, professora associada do Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e coordenadora do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão do Território da UFABC. Possui pós doutorado pelo Department of European Planning Cultures – Faculty of Spatial Planning – Technical University of Dortmund – Alemanha. Atua no campo do planejamento territorial com interface nos temas mudanças climáticas, recursos hídricos e áreas protegidas.

 

REALIZAÇÃO |

 

LABORATÓRIO GESTÃO DE RISCOS – LABGRIS DA UFABC - O laboratório surgiu em 2014 como grupo de pesquisa, ensino e extensão, vinculado ao Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas e ao Programa de Pós Graduação em Planejamento e Gestão de Território da UFABC, com o objetivo de promover investigações interdisciplinares sobre riscos e desastres, tendo por focos principais: (1)  a construção social do risco, (2) o aprimoramento de métodos para mapeamento e análise de riscos, (3) processos de governança, tomada de decisão e de formulação de políticas públicas para riscos, 4) metodologias participativas de educação e comunicação de riscos.

 

LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER - O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

 

EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS OS LINKS PARA CADA WEBINAR