WEBINANR | A regulação da carga urbana

10/05/2021
Compartilhar:

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper convida para o webinar "A regulação da carga urbana".

Desde o início das medidas de isolamento social o uso da entrega de bens e serviços cresceu 54% nos Estados Unidos. Estudos indicam que a demanda por bens irá crescer 300% até 2050. Cada vez mais o espaço público da cidade será disputado por bicicletas e caminhões de entregas. Conflitos com outros usos irão crescer. Caminhões de entrega já representam 15% dos veículos em circulação, mas ocupam 40% do espaço, respondem por 50% das emissões e causam 25% das fatalidades com pedestres. Cidades têm procurado estabelecer regulações para disciplinar a carga urbana.

O webinar pretende debater a eficiência dessas iniciativas, as melhores práticas internacionais e medidas para eliminar emissões, reduzir as fatalidades e melhorar a eficiência na distribuição de bens e produtos.

 

13/5 | Webinar "A regulação da carga urbana"

16h

 

INSCREVA-SE AQUI!

Palestrante: José Holguin Veras – Diretor do VREF Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems at Rensselaer Polytechnic Institute. 


Debatedores: Tayguara Helou – Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Elisabete França – Ex-secretária de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo.


Moderadores: Chris Mejía – Diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 

Biografias

Jose Holguin Veras | Professor da Cátedra William H. Hart e diretor do Centro de Excelência Volvo Research and Education Foundations (VREF) para Sistemas Sustentáveis de Frete Urbano do Rensselaer Polytechnic Institute (EUA). Seu grupo de pesquisa trabalha com modelagem e planejamento de transporte de carga e logística de resposta a desastres. Segundo o Google Scholar, é o pesquisador de frete mais amplamente publicado e citado no mundo. Realizou seu doutorado na Universidade do Texas.

Elisabete França | Doutora em Arquitetura pela Universidade Mackenzie, com mais de trinta anos de experiência na administração pública. Atualmente é secretária executiva da Secretaria Municipal de Habitação de São Paulo. Foi secretaria de Mobilidade e Transportes da capital paulista e consultora para programas financiados por agências internacionais (Banco Mundial, BID e UN-Habitat) em mais de 10 países. É professora titular da FAAP e da pós-graduação em Urbanismo Social do Insper.

Tayguara Helou | Formado em Business Administration pela Bond University, tem especialização em Business Management pelo Holmes Colleges (Austrália). Também possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Presidente do Conselho Superior e de Administração e presidente eleito em segundo mandato no Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região (SETCESP), integra o conselho gestor da Secretaria de Mobilidade e Transporte da cidade de São Paulo

Chris Mejía | Pesquisador no Centro de Transporte e Logística do MIT, é diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG. Doutor em Engenharia Industrial, com foco em Logística Humanitária, pela Monterrey Tech (México). Diretor e fundador do Food and Retail Operations Lab., antes de ingressar no MIT fez pós-doutorado na Eindhoven University of Technology (Holanda). 

Sergio Avelleda (mediação fixa) | Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim (abertura) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).

 

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper | O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

https://www.insper.edu.br/laboratorio-de-cidades/

 

Sobre o ciclo

 

 

Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia é a série de webinars que está sendo realizada ao longo do mês de maio pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica e uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana. 

A série conta com a participação de especialistas que pesquisam e atuam na área para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento das urbes seja mais sustentável, seguro e inclusivo. O ciclo é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.