WEBINAR | São Paulo: Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU

10/03/2021
Compartilhar:

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lança durante o mês de março o novo ciclo de webinárs Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos, composto por quatro debates, sempre às terças-feiras, das 16h às 17h30. A série é uma iniciativa dos núcleos de Urbanismo Social e Cidade e Regulação, coordenados, respetivamente, por Carlos Leite e Victor Carvalho Pinto.

O ciclo contará com a participação de especialistas, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, abordando como elaborar, aprovar, gerenciar e executar os planos de bairro e sua articulação com os planos diretores.

Os participantes apresentarão exemplos de instrumentos urbanos inovadores, começando com o pioneiro e exitoso Projeto Urbano Integral (PUI) de Medellín, passando pelo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) de São Paulo, Transformação Urbana Localizada (TUL) de Salvador, e o Plano de Intervenção Integral em Buenos Aires.

 
No segundo debate São Paulo: Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU, reunimos Fernando Chucre, Fundo Social do Estado de São Paulo, e Mariana Almeida, Fundação Tide Setúbal. A abertura institucional será realizada por Thomas Alvim, Insper, e a mediação do debate por Claudia Acosta, CEPESP-FGV, e Victor Carvalho Pinto, Insper.
 
WEBINAR |
São Paulo: Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU
Dia 16/3
16h às 17h30
Debatedores
Mariana Almeida (Fundação Tide Setúbal) e Fernando Chucre (Fundo Social do Estado de São Paulo)
Mediação: Claudia Acosta (CEPESP-FGV) e Victor Carvalho Pinto (Insper)

Inscreva-se aqui!
 
Debatedores

Mariana Almeida | 
É superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em economia do desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.

Fernando Chucre | Arquiteto e urbanista, foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Deputado federal por São Paulo entre 2006 e 2011, atuou como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

Mediadores

Claudia Acosta | Advogada, mestra em estudos urbanos (El Colegio de México) e em direito e desenvolvimento (FGV), doutoranda em Administração Pública e Governo. Foi estudante visitante no MIT, departamento de ciência política. Pesquisadora assistente no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP-FGV). Professora e coordenadora de cursos no Lincoln Institute of Land Policy desde 2006 e na Universidad del Rosario (Colombia) na área de direito urbano desde 2008. 
 
Victor Carvalho Pinto | Doutor em direito econômico e financeiro, é coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, consultor legislativo do Senado Federal e advogado.

Apresentador

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.
 
SOBRE o Laboratório Arq.Futuro de Cidades de Insper

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.
 
Inscreva-se aqui!