WEBINAR | A GOVERNANÇA: ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO E A POLÍTICA DE RESULTADOS

21/08/2020
Compartilhar:

Medellín, Colombia [Foto: Luis Echeverri Urrea©️123RF.com]

 

 

A GOVERNANÇA: ESTRATÉGIAS DE IMPLANTAÇÃO E A POLÍTICA DE RESULTADOS

31/08 – 16h às 17h30

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

O elemento chave do urbanismo social é a consolidação da governança em diferentes níveis. Isso inclui a participação de todos os setores da sociedade civil envolvidos no programa. Como construir processos de escuta comunitária e de integração com as lideranças dos territórios de intervenção? E quais devem ser os indicadores estabelecidos de antemão para avaliar os resultados das medidas implementadas?

 

PARTICIPANTES

Carlos Rodríguez – Arquiteto e urbanista. Medellín, Colômbia

Claudio Marinho - Consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho, localizada no Porto Digital  Recife - PE

Preto Zezé - Presidente da CUFA Globa. Fortaleza - CE

Tomas Alvim - Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, São Paulo, SP

 

MEDIAÇÃO 
Evaniza Rodrigues - Assistente social, coordenadora de projetos da UMM – União dos Movimentos de Moradia. São Paulo - SP

 

 

BIOGRAFIAS

 

Carlos Rodriguez

Formou-se na Pontifícia Universidade Bolivariana de Medellín em 1990, e desenvolveu seu trabalho profissional a partir das esferas pública e privada e complementando este trabalho com o trabalho acadêmico onde foi chefe das oficinas do projeto, permitiu-lhe alcançar a posição de reitor da escola de arquitetura e design da UPB, uma posição que ele ocupou entre 2001 e 2004. No cenário profissional realizou importantes projetos como o Centro Administartivo de Itagui, los Juzgados del Municipio de Rionegro e a ampliação da escola de arquitetura e design em parceria com o grupo de arquitetos.

 

Claudio Marinho

Claudio Marinho é um consultor em cenários e estratégias na Porto Marinho Ltda, empresa fundada por ele em 2007 no Recife, Pernambuco. Trabalhou por 26 anos no setor público, a maior parte do tempo com executivo em diferentes áreas. Claudio saiu do Governo de Pernambuco em 2006 como Secretário de Planejamento, depois de ter sido Secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente por 7 anos (de 1999 a 2006). Ele é bem conhecido no setor de tecnologia da informação e comunicação pelo seu trabalho na coordenação da política pública que resultou no Porto Digital, um dos melhores arranjos produtivos inovadores do Brasil nas áreas da economia criativa e tecnologia da informação, situado no centro histórico do Recife, onde está localizado o escritório da sua empresa de consultoria.

 

Preto Zezé

Ex-lavador de carro nas ruas de Fortaleza, presidente global da CUFA - Central Única das Favelas, empresário, produtor cultural, repórter no Quadro Talentos da Comunidade na TV Verdes Mares/afiliada da Rede Globo no Ceará, escritor, autor dos livros A Selva da Pedra: a Fortaleza Noiada (2014) e Das Quadras Para o Mundo (2019), consultor em planos de de oportunidades para governos e empresas. Preto Zeze também é CEO e fundador do Lis - Laboratório de inovação social. Ativista de uma agenda positiva nas favelas para transformar o estigma em carisma as dificuldades em oportunidades. Especialista em planejamento e agendas comuns Mestre em sobrevivência nas Quadras, Doutor nas ruas do Brasil e Pós doutor em conexões de potências e compartilhamento de oportunidades.

 

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

Evaniza Rodrigues

Assistente social, militante do movimento de moradia. Comecei minha atuação na Pastoral da Juventude da Região Belém em São Paulo, onde firmei meu compromisso com a luta popular. Aos 51 anos, participo há mais de 30 anos do Movimento Sem Terra Leste 1, especialmente em Sapopemba, São Mateus e Cidade Tiradentes, na luta pela terra e pela construção de moradias por mutirão com autogestão. Fui coordenadora da União Nacional por Moradia Popular, chefe de gabinete da Secretaria de Programas Urbanos do Ministério das Cidades e assessora da presidência da Caixa Econômica Federal, na implementação do Programa Minha Casa Minha Vida Entidades.