WEBINAR | Financiamento do transporte público

03/05/2021
Compartilhar:

 

6/5 – 16h | INSCREVA-SE AQUI
Financiamento do transporte público

 

Antes da pandemia os sistemas de transporte público já sofriam com limitações nas fontes de financiamento. As medidas de isolamento social apenas exacerbaram essa crise. Dia após dia assistimos empresas operadoras paralisando suas atividades ou enfrentando severas restrições financeiras. Estima-se em 50 bilhões de dólares os prejuízos no transporte público nos EUA. No Brasil, o setor de ônibus urbanos assiste diariamente empresas fechando ou greves por falta de pagamento de salários. Como equacionar o financiamento do transporte público? Quem deve pagar a conta? É possível cogitar outras fontes além da tarifa e de subsídios públicos? Essas são algumas das perguntas que serão tratadas nessa sessão.

 

Palestrante: Claudio de Sena Frederico – Ex-secretário de Transportes Metropolitanos e membro do Conselho Diretor da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público)

Debatedores: Maína Celidonio – Secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro e Cristina Albuquerque – Gerente de Transporte Público no WRI Brasil

Moderadores: Adriano Costa – Pesquisador do Núcleo de Mobilidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
 
Biografias
 
Claudio de Senna Frederico | Mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da USP na área de Sistemas Inteligentes de Transportes (ITS, na sigla em inglês). Vice-presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), atua na capital paulista como consultor internacional de Transportes Urbanos e de Engenharia de Veículos. Foi secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e secretário de Serviços e Obras do Município de São Paulo.
 
Maína Celidonio | Secretária municipal de Transportes do Rio de Janeiro. Doutora em Economia pela PUC-RIO. Foi diretora de Desenvolvimento Econômico do Instituto Pereira Passos e analista em Avaliação de Impacto para Gerência de Projetos do Itaú Unibanco.

Cristina Albuquerque | Gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil. É também representante da instituição no BRT Center of Excellence e no conselho gestor da Plataforma Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME). Com mestrado em Sistemas de Transporte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, trabalha para tornar os sistemas de transporte das cidades brasileiras mais limpos e eficientes, aumentando a qualidade do serviço e reduzindo seus impactos ambientais.
 
Adriano Costa | Pesquisador pós-doutor em Estudos Urbanos no MIT, fez seu doutorado em Administração Pública e Governo na FGV. Foi membro da coordenação executiva do Instituto Pólis, consultor de curto prazo para o BID, Banco Mundial e WRI, pesquisador visitante na Brown University e bolsista do Lincoln Institute for Land Policy. Atualmente é pesquisador do Sustainable Urbanization Lab do MIT e do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. 
 
Sergio Avelleda (mediação fixa) | Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e consultor em Mobilidade Urbana e Eletromobilidade. Foi secretário municipal de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Presidiu o Metrô de São Paulo e a CPTM. É Senior Advisor em Mobilidade Urbana da WRI – World Resources Institute e membro do Board da Slocat Partnership on Sustainable, Low Carbon Transport. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, tem MBA em Gestão Executiva pelo Insper.

Tomas Alvim (abertura) | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).
 
Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper | O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

https://www.insper.edu.br/laboratorio-de-cidades/
 
 
SOBRE O CICLO
 
O complexo ambiente da mobilidade urbana sofre e sofrerá relevantes consequências da pandemia. Compras por meio digital, trabalho remoto, medo de contaminação, crise econômica, uso acelerado de plataformas tecnológicas são algumas das circunstâncias que já estão impactando os sistemas de mobilidade urbana.

Os desafios da mobilidade urbana pós-pandemia é a nova série de webinars que será realizada ao longo do mês de maio pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Contaremos com especialistas que pesquisam e atuam no tema para debater, indicar rumos e alternativas para que o desenvolvimento urbano seja mais sustentável, seguro e inclusivo.

A série é uma iniciativa do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório, coordenado por Sérgio Avelleda.