WEBINAR | Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro

27/10/2020
Compartilhar:

 

No webinar Smart City: transferindo a abordagem de Amsterdã para o contexto brasileiro, os participantes compreenderão melhor as últimas tendências tecnológicas, descobrirão oportunidades para melhorias metropolitanas (em tópicos como mobilidade, energia e governança) e aprenderão maneiras de organizar e expandir projetos de cidades inteligentes

 

Para a discussão, reuniremos Cornelia Dinca, Amsterdam Smart CityGuido van Os, Amsterdam University of Applied Sciences. A abertura institucional e mediação da discussão serão realizados por Tomas Alvim, Coordenador do Laboratório Arq.Futuro do Insper.

Webinar em inglês.

 

29/10, quinta-feira, 10h

 

INSCREVA-SE AQUI!

Biografias


Cornelia Dinca
Contato internacional da Amsterdam Smart City, uma plataforma de inovação sob o Conselho Econômico de Amsterdã que reúne governos, empresas, instituições de conhecimento e organizações da sociedade civil para moldar a cidade do futuro. Dinca é responsável por conectar as partes interessadas internacionais a especialistas e projetos de cidades inteligentes relevantes na Região Metropolitana de Amsterdã, o que facilita a transferência de conhecimento e ajuda a iniciar novas colaborações. Ela também é a fundadora da Sustainable Amsterdam, uma consultoria focada na transferência de melhores práticas baseadas em Amsterdã para cidades inteligentes e sustentáveis internacionalmente por meio da aprendizagem experiencial. Dinca possui mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela University of Amsterdam e bacharelado em Engenharia Química pela University of Calgary. Anteriormente, Dinca trabalhou em projetos de energia, mudanças climáticas, mobilidade sustentável e urbanismo no Canadá e na Alemanha.

Guido van Os
Professor sênior do curso de Gestão Urbana da Universidade de Ciências Aplicadas de Amsterdã (AUAS). Van Os ensina ciência política, gestão de políticas e governança eletrônica nos programas de graduação em administração pública e mestrado em gestão urbana. A pesquisa de Van Os está na interface das TIC e administração pública, com ênfase no lado administrativo dos serviços digitais e cidades inteligentes. A experiência de Van Os é centrada em como as organizações administrativas urbanas lidam com os desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos, a forma como a TIC muda os processos administrativos urbanos e o impacto da tecnologia em relação à forma como os governos interagem com as empresas e os cidadãos.

Tomas Alvim
Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade e coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes no Insper de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.