WEBINAR | O PROJETO: ONTEM E HOJE

18/08/2020
Compartilhar:

Medellín, Colombia [Foto: chrispictures©️123RF.com]

 

O PROJETO: ONTEM E HOJE

19/08 – 16h às 17h30

 

INSCREVA-SE AQUI

 

O urbanismo social foi fundamental para reduzir a violência em territórios de elevada vulnerabilidade social e conseguiu promover a redução das desigualdades através da oferta de oportunidades. O exemplo mais notável é o de Medellín: por meio de politicas públicas articuladas, a cidade inovou ao propor uma estratégia de intervenção urbanística integrada a programas educacionais, culturais, esportivos e de capacitação para públicos de todas as idades. Como isso foi possível? Neste webinar, os debatedores apresentam uma visão geral do urbanismo social – ontem e hoje, tanto na Colômbia quanto no Brasil.

 

PARTICIPANTES

Alejandro Echeverri – Diretor do Urbam da Universidade EAFIT, Medellín

Murilo Cavalcanti – Secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz

Neca Setubal – Presidente da Fundação Tide Setubal

Ricardo Henriques – Superintendente do Instituto Unibanco

 

MEDIAÇÃO

Tomas Alvim – Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper (mediação)

 

ABERTURA DA SÉRIE

Marcos Lisboa – Presidente do Insper (abertura)

 

 

BIOGRAFIAS

 

Alejandro Echeverri

Alejandro Echeverri acredita na responsabilidade ética dos designers em contribuir para uma sociedade melhor. Ele é cofundador e diretor do URBAM, o Centro de Estudos Urbanos e Ambientais da Universidade EAFIT, em Medellín, Colômbia. Tem experiência em projetos arquitetônicos e ambientais e em planejamento urbano. É Loeb Fellow da Harvard Graduate School of Design e recebeu o Prêmio Obayashi de 2016. Entre 2004 e 2008, como diretor da Empresa de Desarrollo Urbano (EDU) de Medellín e depois como diretor de projetos urbanos da cidade, Alejandro liderou a estratégia de urbanismo social para melhorar os bairros mais pobres, fazendo de Medellín um exemplo para o futuro de outras cidades em dificuldades no mundo todo.

 

Murilo Cavalcanti 

Murilo Cavalcanti é um inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializou-se em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz - COMPAZ, equipamento em pleno funcionamento nas periferias da cidade do Recife/Pernambuco. Atualmente, Murilo Cavalcanti é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, co-autor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.

 

Neca Setubal

Maria Alice Setubal (Neca Setubal), socióloga, doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo) e mestre em Ciência Política pela USP (Universidade de São Paulo. Autora de diversos livros e artigos para revistas e jornais. Foi Coordenadora de Educação para América Latina e Caribe pelo Unicef. Participação nos seguintes conselhos: Conselho da Aliança pelos Investimentos e Negócios de Impacto, Conselho do Family Office, Conselho Fundação Itaú para Educação e Cultura,  Conselho Consultivo USP – Universidade de São Paulo, Conselho IDEA – Instituto Estudos Avançados UNICAMP, Conselho Consultivo OPENSOCIETY para América Latina. Foi presidente do Conselho de Administração do CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária). Atualmente é presidente do Conselho de Administração Fundação Tide Setubal e do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresa).

 

Ricardo Henriques

Ricardo Henriques, economista e Superintendente Executivo do Instituto Unibanco. Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social.

 

Tomas Alvim

Tomas Alvim é editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês em Bom Português. Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

Marcos Lisboa

Marcos Lisboa tem uma trajetória que abrange experiências em instituições acadêmicas, no governo e como executivo de instituições financeiras.

Atual diretor presidente do Insper, de 2013 a abril de 2015 atuou como vice-presidente. De 2006 a 2009 atuou como diretor executivo do Itaú-Unibanco e de 2009 a 2013, como vice-presidente. De 2005 a 2006 foi presidente do Instituto de Resseguros do Brasil e atuou como secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda de 2003 a 2005. Marcos foi professor assistente de economia na Escola Brasileira de Economia e Finanças da Fundação Getúlio Vargas entre 1998 e 2002 e, anteriormente, como professor assistente de Economia no Departamento de Economia da Universidade de Stanford, de 1996 a 1998. Marcos é Ph.D. em economia pela Universidade da Pensilvânia.