WEBINAR | URBANISMO SOCIAL: ATUAÇÃO DE MULHERES NO TERRITÓRIO

17/09/2020
Compartilhar:

Paraisópolis, São Paulo, Brasil [Foto: Vilar Rodrigo - https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Parais%C3%B3polis_I.jpg]

 

 

URBANISMO SOCIAL: ATUAÇÃO DE MULHERES NO TERRITÓRIO

 

23/9 – 16h às 17h30

 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

 

A mãe, a trabalhadora, a líder comunitária: por que tantas mulheres são lideranças de destaque nas organizações de base? O papel que as mulheres exercem nos territórios vulneráveis é fundamental. Que papel é esse? Como desenvolver politicas públicas que deem suporte e capacitem o desenvolvimento dessas lideranças?

 

 

PARTICIPANTES

 

Bete França - Secretária de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo

Carol Guimarães - Urbanista e coordenadora da Rede Nossa São Paulo

Ester Carro - Arquiteta, ativista urbana e presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo

Lina Tobón - Professora em Medellin 

 

MEDIAÇÃO

 

Regina Madalozzo - Professora do Insper

 

BIOGRAFIAS

 

Bete França

É doutora em arquitetura, com mais de trinta anos de experiência na administração pública, onde tem coordenado projetos de urbanização de favelas, habitação social, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Atualmente é Secretária de Mobilidade e Transportes da Prefeitura de São Paulo. Foi Superintendente na Secretaria de Habitação da cidade de São Paulo, Diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Habitação e Desenvolvimento Urbano do estado de São Paulo e, consultora para programas financiados por agências internacionais (Banco Mundial, BID e UN-Habitat) em mais de 10 países. É professora da pós-graduação em Urbanismo Social do Insper.

 

Carol Guimarães

Carol Guimarães é urbanista e gestora de projetos. Atualmente coordena a Rede Nossa São Paulo e é conselheira do Conselho de Transporte e Trânsito de São Paulo. Ela também tem um projeto pessoal, onde promove o transporte público para uma cidade mais democrática e inclusiva, chamado "Linha 580, te leva as Alturas". Mestre em cooperação internacional e desenvolvimento urbano pela Universidade de Darmstadt, Alemanha e é bacharel em Economia e Ciências Políticas pela Universidade da Colúmbia Britânica, Vancouver, Canadá. Recentemente terminou seu fellowship pelo Global Policy Institute,Berlim, em Governança Global de Cidades onde se debruçou sobre cenários urbanos.

 

Ester Carro

Arquiteta e ativista urbana, mestre em projeto, produção e gestão do espaço urbano, pósgraduanda em habitação e cidade na Escola da Cidade, integrante do núcleo de mulheres e território no laboratório ArqFuturo de cidades do Insper. Desde 2018 é presidente da União Educacional e Esportiva do Jardim Colombo e está à frente do Projeto Fazendinhando (transformando um lixão em parque). É professora da pós-graduação em Urbanismo Social do Insper.

 

Lina Tobón

Lina Tobón é professora de Educação Física, mestre em Gestão Cultural e capoeirista. Diretora da Corporación Mangle e do Grupo Oficina da Capoeira Medellín, trabalha há 13 anos nas comunidades do bairro de Moravia. Participou de projetos de educação comunitária em Medellín, Cidade do México e Belo Horizonte.

 

Regina Madalozzo

Regina Madalozzo é Ph.D. em Economia pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (2002). Tem mestrado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e graduação, também em Economia pela Puc-Rio (1995). É professora associada no Insper, onde trabalha desde 2002. Atualmente é Coordenadora do Núcleo de Estudos de Gênero e do Núcleo Mulheres e Território, ambos do Insper. Regina concentra seus estudos em economia do gênero, trabalho e família.