15/4 | Webinar "A Política e a Violência"

12/04/2021
Compartilhar:

 

No começo da década de 2000, a crise era tal que a imprensa passou a se referir ao Espírito Santo como “estado sem lei”. Não por acaso, em fins de 1999 já havia surgido o Fórum Reage Espírito Santo, “uma inédita organização da sociedade civil para debater e combater a escandalosa onda de corrupção, a calamidade social, a sensação de impunidade e insegurança e a violência exacerbada que se verificavam no território capixaba”, conforme relata o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado. Com os três poderes tomados em parte de assalto, “desaparecimentos, assassinatos e execuções eram tão rotineiros que assumiram a condição de normalidade”, escreve o trio de autores da obra.

Este segundo webinar do ciclo A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, promovido pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, irá debater especificamente o papel do crime organizado no caos que tomou conta daquele estado em determinada fase de sua história recente – a ponto de a capital Vitória ganhar o incômodo apelido de “Medellín brasileira”, em uma referência à cidade colombiana que chegou a ser a mais violenta do planeta. 

O convidado do encontro será o jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP Bruno Paes Manso, autor de A República das Milícias – Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia, 2020). Na obra, Paes Manso investiga a questão das facções criminosas a partir dos esquadrões da morte, cuja extensão denominada Scuderie Le Cocq, fundada no Rio de Janeiro nos anos 60, se transformou, na década de 80, em um aparato usado para dar proteção a banqueiros do jogo do bicho no Espírito Santo – contribuindo, no mínimo, para agravar mais tarde a situação do estado.


WEBINAR | A política e a violência
Dia 15/4, das 15h às 16h30
Convidado: Bruno Paes Manso, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP
Debatedores: Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado
Mediação: Rinaldo Gama
Abertura: Tomas Alvim 

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

BIOGRAFIAS | 

Bruno Paes Manso 
Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e autor de A República das Milícias – Do Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia, 2020).

Malu Delgado
É jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsch Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

Milton Seligman
Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

Carlos Melo
Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.

Rinaldo Gama
Jornalista, Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da Bei Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

Laboratório Arq.Futuro de Cidades
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

 

LIVRO | Decadência e reconstrução - Espírito Santo: lições da sociedade civil para um caso político no Brasil contemporâneo
Carlos Melo, Malu Delgado e Milton Seligman

Adquira o seu exemplar clicando aqui!

Use o cupom LaboratorioAqrFuturo e ganhe um desconto de 15% ao fechar a sua compra (promoção válida até o  dia 30/4).