783 milhões não têm água potável, diz ONU

30/03/2015
Compartilhar:

O brasileiro Leo Heller, relator especial da Organização das Nações Unidas (ONU) para o Direito à Água e ao Saneamento, disse à Rádio ONU que “cerca de 40% da população (brasileira) não tem acesso ao que possa ser considerado adequado ao abastecimento de água”. Segundo ele, “60% não têm acesso adequado ao saneamento”.

 

Os dados relativos ao Brasil se somam a estatísticas assustadoras. No mundo, 783 milhões de pessoas não têm acesso a água potável, também segundo a ONU. Quase 2,5 bilhões de pessoas – o equivalente a cerca de um terço da população mundial – não têm acesso a saneamento básico.

 

Hoje, na abertura do debate Água para a Vida promovido pela Assembleia Geral da ONU, o vice-secretário-geral Jan Eliasson mencionou a necessidade da implementação de uma “hidro diplomacia”. Assista abaixo aos comentários de Eliasson no evento.

 

Prêmio. A ONU reconheceu o Brasil hoje com o prêmio Água para a Vida, concedido à Itaipu Binacional em função da boa gestão de recursos hídricos. A distinção foi entregue à liderança da empresa em reconhecimento ao programa “Cultivando água boa”, realizado no oeste do Paraná. Leia a entrevista de Jorge Samek, diretor-geral da empresa, sobre a iniciativa.