Alexandros Washburn | Arq.Futuro | 2014

15/09/2014
Compartilhar:

Mestre em arquitetura pela Escola de Design de Harvard, Alexandros Washburn é diretor do Centro para a Resiliência Costeira e Excelência Urbana do Stevens Institute of Technology (CRUX), em Nova Jersey. Entre 2007 e 2013, Washburn foi chefe de design urbano do Departamento de Planejamento Urbano de Nova York, durante a gestão do prefeito Michael Bloomberg.

 

Durante cinco anos de gestão, o arquiteto e urbanista criou um estúdio de design dentro da prefeitura, para supervisionar empreendimentos imobiliários de todas as escalas. De arranha-céus a prédios de poucos andares, Washburn atuou com uma visão ampliada da cidade nas áreas de zoneamento e revisão de planejamento urbano. O arquiteto também estabeleceu diretrizes para o design de orlas na cidade, e publicou manuais para a recuperação de áreas de desastres naturais, construção de resiliência e moradia em cidades costeiras.

 

O Centro para a Resiliência Costeira e Excelência Urbana (CRUX) dedica-se a buscar soluções para que cidades ­ — principalmente as costeiras — possam aumentar a capacidade de resistência a catástrofes naturais, e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade de vida local. Para Washburn, o desafio da resiliência e excelência urbana é uma preocupação pessoal , bem como profissional. Sua própria casa foi inundada durante o furacão Sandy, quando ainda comandava o design urbano do Departamento de Planejamento Urbano de Nova York. Depois de presenciar a destruição causada pelo  furacão em Nova York, Washburn se dedicou a  pesquisar novas formas de defender a cidade contra inundações. No processo, descobriu que elementos de inovação e engenharia necessários para tornar as cidades mais resistentes a tempestades muitas vezes ia contra os padrões de construção permitidos pela cidade. Como o urbanista afirmou em entrevista ao jornal The New York Times, “historicamente, a cidade tem sido construída em conflito com a natureza. Entretanto, o plano diretor deve propor uma sobreposição dos dois”.

 

Palestrante global e ciclista, Washburn reuniu seus principais aprendizados sobre resiliência urbana em The Nature of Urban Design: A New York Perspective on Resilience (Island Press, 2013). O livro apresenta exemplos de planejamento urbano voltado para o desafio da resiliência em cidades como Seul, Hamburgo, Singapura e Nairobi. A discussão é ampliada para além da arquitetura, alinhando conceitos de política urbana, finanças e design.