6/5 | Webinar Financiamento do transporte público
Assista aqui!
Antes da pandemia os sistemas de transporte público já sofriam com limitações nas fontes de financiamento. As medidas de isolamento social apenas exacerbaram essa crise. Dia após dia assistimos empresas operadoras paralisando suas atividades ou enfrentando severas restrições financeiras. Estima-se em 50 bilhões de dólares os prejuízos no transporte público nos EUA. No Brasil, o setor de ônibus urbanos assiste diariamente empresas fechando ou greves por falta de pagamento de salários. Como equacionar o financiamento do transporte público? Quem deve pagar a conta? É possível cogitar outras fontes além da tarifa e de subsídios públicos? Essas são algumas das perguntas que serão tratadas nessa sessão.
13/5 | Webinar A regulação da carga humana
Assista aqui!
Desde o início das medidas de isolamento social o uso da entrega de bens e serviços cresceu 54% nos Estados Unidos. Estudos indicam que a demanda por bens irá crescer 300% até 2050. Cada vez mais o espaço público da cidade será disputado por bicicletas e caminhões de entregas. Conflitos com outros usos irão crescer. Caminhões de entrega já representam 15% dos veículos em circulação, mas ocupam 40% do espaço, respondem por 50% das emissões e causam 25% das fatalidades com pedestres. Cidades têm procurado estabelecer regulações para disciplinar a carga urbana. O webinar pretende debater a eficiência dessas iniciativas, as melhores práticas internacionais e medidas para eliminar emissões, reduzir as fatalidades e melhorar a eficiência na distribuição de bens e produtos.
Palestrante: José Holguin Veras – Diretor do VREF Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems at Rensselaer Polytechnic Institute.
Debatedores: Tayguara Helou – Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Elisabete França – Ex-secretária de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo.
Moderadores: Chris Mejía – Diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
20/5 | Webinar Segurança viária
Assista aqui!
A redução de mortes no trânsito durante a vigência das medidas de isolamento social parecia querer mostrar um possível novo normal, onde o trânsito não provocaria a morte de mais de 40.000 pessoas por ano no Brasil, e mais de 1,2 milhão no mundo. Contudo, os dados são preocupantes. Nos EUA, apesar da diminuição dos carros nas ruas, as mortes crescem em razão das velocidades que a ausência de congestionamentos promove. Uma pessoa não pode ser condenada à morte apenas porque decidiu se locomover na sua cidade. O que as cidades e os países podem fazer, para que o trânsito não seja mais a maior causa de mortes entre jovens? Quais são as metodologias e as melhores práticas que estão funcionando ao redor do mundo?
27/5 | Webinar Segurança viária
Assista aqui!
Durante a pandemia, habitantes da Índia puderam ver, pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, o Himalaia. A nuvem de poluição e partículas tóxicas ocultava essa maravilha de quem vivia nas suas proximidades. O transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases contaminantes. Um dos maiores desafios para reduzir os efeitos da mudança climática está na descarbonização do transporte. Diferentes iniciativas estão caminhando nessa direção: eletrificação, incentivo à mobilidade ativa, gerenciamento da demanda do uso de carros particulares. Quais são os principais desafios para a mobilidade no Brasil ser sustentável e contribuir para eliminação das emissões de carbono e outros gases contaminantes?