Assista aos webinars realizados

22/05/2021
Compartilhar:

6/5 | Webinar Financiamento do transporte público

 

Assista aqui!

 

Antes da pandemia os sistemas de transporte público já sofriam com limitações nas fontes de financiamento. As medidas de isolamento social apenas exacerbaram essa crise. Dia após dia assistimos empresas operadoras paralisando suas atividades ou enfrentando severas restrições financeiras. Estima-se em 50 bilhões de dólares os prejuízos no transporte público nos EUA. No Brasil, o setor de ônibus urbanos assiste diariamente empresas fechando ou greves por falta de pagamento de salários. Como equacionar o financiamento do transporte público? Quem deve pagar a conta? É possível cogitar outras fontes além da tarifa e de subsídios públicos? Essas são algumas das perguntas que serão tratadas nessa sessão.

 

Palestrante: Claudio de Sena Frederico – Ex-secretário de Transportes Metropolitanos e membro do Conselho Diretor da ANTP (Associação Nacional de Transporte Público)
 
Debatedores: Maína Celidonio – Secretária de Transportes do Município do Rio de Janeiro e Cristina Albuquerque – Gerente de Transporte Público no WRI Brasil
 
Moderadores: Adriano Costa – Pesquisador do Núcleo de Mobilidade do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
 

13/5 | Webinar A regulação da carga humana

 

Assista aqui!

 

Desde o início das medidas de isolamento social o uso da entrega de bens e serviços cresceu 54% nos Estados Unidos. Estudos indicam que a demanda por bens irá crescer 300% até 2050. Cada vez mais o espaço público da cidade será disputado por bicicletas e caminhões de entregas. Conflitos com outros usos irão crescer. Caminhões de entrega já representam 15% dos veículos em circulação, mas ocupam 40% do espaço, respondem por 50% das emissões e causam 25% das fatalidades com pedestres. Cidades têm procurado estabelecer regulações para disciplinar a carga urbana. O webinar pretende debater a eficiência dessas iniciativas, as melhores práticas internacionais e medidas para eliminar emissões, reduzir as fatalidades e melhorar a eficiência na distribuição de bens e produtos.

 

Palestrante: José Holguin Veras – Diretor do VREF Center of Excellence for Sustainable Urban Freight Systems at Rensselaer Polytechnic Institute. 

 

Debatedores: Tayguara Helou – Presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo e Elisabete França – Ex-secretária de Mobilidade e Transportes da Cidade de São Paulo.

 

Moderadores: Chris Mejía – Diretor da rede MIT Scale América Latina e do programa MIT GCLOG e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

 

20/5 | Webinar Segurança viária

 

Assista aqui!


A redução de mortes no trânsito durante a vigência das medidas de isolamento social parecia querer mostrar um possível novo normal, onde o trânsito não provocaria a morte de mais de 40.000 pessoas por ano no Brasil, e mais de 1,2 milhão no mundo. Contudo, os dados são preocupantes. Nos EUA, apesar da diminuição dos carros nas ruas, as mortes crescem em razão das velocidades que a ausência de congestionamentos promove. Uma pessoa não pode ser condenada à morte apenas porque decidiu se locomover na sua cidade. O que as cidades e os países podem fazer, para que o trânsito não seja mais a maior causa de mortes entre jovens? Quais são as metodologias e as melhores práticas que estão funcionando ao redor do mundo?

 
Palestrante: Claudia Adriazola - diretora de Segurança Viária e Saúde na WRI Ross Center for Sustainable Cities
 
Debatedoras: Meli Malatesta - arquiteta e doutora em Arquitetura e Simone Costa - diretora-presidente da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro.
 
Mediadores: Carlos Leite – Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 
Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 
 

27/5 | Webinar Segurança viária

 

Assista aqui!

 

Durante a pandemia, habitantes da Índia puderam ver, pela primeira vez, em mais de cinquenta anos, o Himalaia. A nuvem de poluição e partículas tóxicas ocultava essa maravilha de quem vivia nas suas proximidades. O transporte é responsável por 14% de todas as emissões de gases contaminantes. Um dos maiores desafios para reduzir os efeitos da mudança climática está na descarbonização do transporte. Diferentes iniciativas estão caminhando nessa direção: eletrificação, incentivo à mobilidade ativa, gerenciamento da demanda do uso de carros particulares. Quais são os principais desafios para a mobilidade no Brasil ser sustentável e contribuir para eliminação das emissões de carbono e outros gases contaminantes?

 

Palestrante: Paulo Saldiva – Coordenador do Núcleo de Saúde Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
Debatedores: Adalberto Maluf – Presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Veículos Elétricos e Maruxa Cardama – Secretária-geral da Slocat Partnership – Coalizão Global pela Descarbonização do Transporte
 
Mediadores: Vinícius Picanço – Professor do Insper e Sérgio Avelleda – Coordenador do Núcleo de Mobilidade Urbana do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
 
Apresentação: Tomas Alvim - Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper