CURSO GRATUITO SOBRE CIDADES DA PLATAFORMA HARVARDX

“CitiesX, o Passado , o Presente e o Futuro da Vida Urbana” é ministrado por Edward Glaeser em versão legendada no canal do Arq.Futuro no YouTube
26/02/2018
Compartilhar:

O Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre as cidades, traz ao público brasileiro, em versões legendadas para o português, o curso “CitiesX, o Passado, o Presente e o Futuro da Vida Urbana”, organizado e ministrado por Edward Glaeser, professor da Universidade Harvard e um dos maiores especialistas em economia urbana da atualidade. As vídeo-aulas do curso já estão disponíveis no canal do Arq.Futuro no YouTube.
 

“CitiesX” é parte da plataforma de ensino online HarvardX, e compõe um panorama abrangente sobre a origem e o desenvolvimento das cidades. Glaeser explora os temas essenciais do pensamento sobre cidades fazendo, alternadamente, recortes geográficos, históricos e temáticos: em uma aula, usa o exemplo de Seattle para explicar a formação de polos de tecnologia e capital humano; em outra, trata da importância do poder político para a consolidação de Roma como capital imperial na antiguidade. Nas aulas dedicadas ao Brasil, explora os temas mais relevantes das cidades brasileiras: a importância da atividade econômica, os problemas sociais e as boas iniciativas para tornar essas cidades melhores para todos.
 

Para o público brasileiro, o curso é especialmente interessante: Glaeser voltou ao Brasil em 2017 especialmente para preparar e gravar algumas das aulas, entrevistando diversos interlocutores nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro e conhecendo locais emblemáticos do processo de urbanização brasileiro, como a comunidade do Vidigal, bairro socialmente vulnerável na Zona Sul do Rio de Janeiro.
 

O profundo conhecimento de Glaeser sobre dinâmicas urbanas fica evidente na perspicácia das análises que ele oferece ao público. Sobre as favelas, por exemplo, ele nos mostra como podem ser vistas por diferentes óticas: por um lado, essa forma de ocupação expressa autossuficiência e engenhosidade da população pobre, que vem para as cidades em busca de melhores condições de vida e produz moradia barata para si. Por outro lado, o baixo custo dessa moradia decorre da ausência de um Estado de Direito no local, o que permite a invasão de terrenos públicos ou privados – e estar à margem da lei é precisamente a fonte de muitos dos problemas da vida nas favelas.
 

O curso, gratuito, é composto por aulas ministradas por Glaeser, filmagens e entrevistas em várias cidades do mundo, e conversas com acadêmicos, gestores públicos, líderes urbanos e residentes das cidades. A duração de CitiesX é de 12 semanas, com 5 a 7h horas de dedicação semanal. Para assistir ao curso, CLIQUE AQUI.

 

Para saber mais sobre a plataforma de ensino online edX, da Universidade de Harvard, e como se registrar para obter um certificado do curso acesse: https://www.edx.org/course/citiesx-past-present-future-urban-life-harvardx-urban101x