Inscrições abertas | Curso Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade

05/04/2019
Compartilhar:

 

As cidades são a melhor invenção da humanidade”, afirma Edward Glaeser, professor de economia em Harvard. Os agrupamentos urbanos constituem uma das formas mais eficientes de distribuição de riqueza, e não é por acaso que concentram hoje a maior parte da população mundial.

 

Por outro lado, a concentração de moradores produz problemas – trânsito, poluição, violência segregação espacial urbana, desigualdade de oportunidades para a população de baixa renda. As cidades são o espaço da diversidade, do encontro com o diferente; também são, por isso, palco de conflitos. Nesse contexto, que tipo de professional e que tipo de competências sociais precisamos desenvolver para sermos capazes de enfrentar esses desafios? Como assumir uma postura ativa frente aos problemas urbanos que nos afligem? Como conciliar Estado, sociedade civil e iniciativa privada, com o intuito de viabilizar as transformações pretendidas? Quais são os instrumentos urbanos, jurídicos, legais e econômicos que podem apoiar nossas iniciativas?

 

À luz dessas perguntas, desenvolvemos o curso Inovação Urbana: novas formas de fazer cidade para fomentar uma nova perspectiva para as cidades, de forma original, abrindo uma janela para a experimentação de uma nova proposta educativa. Não se trata de um curso de especialização em arquitetura e urbanismo, mas uma contribuição para a formação de cidadãos capazes de interpretar a realidade dos espaços urbanos e assumir uma postura crítica sobre os rumos das cidades.

 

Desenvolvido e organizado pela Educação Executiva do Insper em parceria com o Arq.Futuro, o curso traz uma visão ampla, passando pelas principais discussões em torno da construção e dinâmica de uma cidade, estimulando a aproximação entre a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada, a fim de criar possibilidades inovadoras e efetivas de desenvolvimento sustentável para os centros urbanos.

 

INFORMAÇÕES GARAIS:

 

Data: 06 a 10 de maio 

De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30

Carga horária: 40h 

Para fazer a sua inscrição clique aqui.

Bolsas de estudos: faça sua inscrição e você receberá informações de como participar. 

 

CONHEÇA OS  PROFESSORES DO CURSO

 

          

 

          

 

          

 

 

ASSISTA AO DEPOIMENTO DOS ALUNOS DAS EDIÇÕES ANTERIORES