São Paulo, Brasil [Foto: casadaphoto©️123RF.com]
URBANISMO SOCIAL: APRENDIZADOS NA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA NO BRASIL
16/9 – 16h às 17h30
O Brasil conta com um modelo de gestão pública bastante complexo. Além disso, atravessamos a mais grave crise fiscal dos últimos anos. Nesse contexto, como implementar uma agenda de urbanismo social nas cidades brasileiras? Como desenvolver modelos de gestão integrados de politicas públicas com convergência no território? O orçamento dá conta? Qual a solução? Como mobilizar governo, sociedade civil e iniciativa privada?
PARTICIPANTES
Fernando Chucre - Secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade de São Paulo
Fernando Túlio - Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo (IAB-SP)
Mariana Almeida- Superintendente da Fundação Tide Setubal
Murilo Cavalcanti – Secretário de Segurança Urbana de Recife e idealizador do Compaz
MEDIAÇÃO
Sandro Cabral - Professor no Insper
BIOGRAFIAS
Fernando Chucre
Arquiteto Urbanista. Desde janeiro de 2019 é Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de Secretário Municipal de Habitação, coordenando a elaboração do atual Programa de Metas da área, estruturando ações como a PPP (2017/2018). No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017); Presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo (2011/2015); e Coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre Governo do Estado de São Paulo e o BID (2011/ 2014). Foi Deputado Federal por São Paulo (2006/ 2011), atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Sócio diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo (1990/2006).
Fernando Túlio
Presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil - São Paulo, gestão premiada em 2019 pela APCA na categoria Arquitetura. Integrante da comitiva brasileira de 2020 para o Programa de Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância de Harvard. Graduado pela FAU-USP, mestre em políticas públicas pela FGV e doutorando pela FAU-USP.
Mariana Almeida
É superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em Economia do Desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.
Murilo Cavalcanti
Murilo Cavalcanti é um inovador social. Formado em Administração de Empresas, especializou-se em políticas públicas de prevenção à violência urbana, inclusão, urbanismo social e políticas territoriais de promoção da cidadania, cultura de paz e empreendedorismo social. Foi o principal estrategista dos Centros Comunitários da Paz - COMPAZ, equipamento em pleno funcionamento nas periferias da cidade do Recife/Pernambuco. Atualmente, Murilo Cavalcanti é secretário de Segurança Urbana da cidade do Recife, co-autor do livro “As Lições de Bogotá e Medellìn - Do caos a referência internacional”.
Sandro Cabral
Sandro Cabral é Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Associado do Insper na área de Estratégia desde fevereiro de 2016 e professor licenciado da Escola de Administração da UFBA, onde iniciou em janeiro de 2009. Entre setembro de 2014 e janeiro de 2015 foi Professor Visitante CAPES/Fulbright na Robert F. Wagner School of Public Service New York University (NYU). Em 2008 foi professor do Departamento de Administração da FEA-USP. Entre 2005 e 2006 realizou seu estágio de doutoramento na Universidade de Paris 1 – Sorbonne.