WEBINAR | Medellín: Projeto Urbano Integral PUI Barrio Moravia

03/03/2021
Compartilhar:

 

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper lança durante o mês de março o novo ciclo de webinárs Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanos, composto por quatro debates, sempre às terças-feiras, das 16h às 17h30. A série é uma iniciativa dos núcleos de Urbanismo Social e Cidade e Regulação, coordenados, respetivamente, por Carlos Leite e Victor Carvalho Pinto.

O ciclo contará com a participação de especialistas, gestores públicos e representantes de movimentos sociais, abordando como elaborar, aprovar, gerenciar e executar os planos de bairro e sua articulação com os planos diretores.

Os participantes apresentarão exemplos de instrumentos urbanos inovadores, começando com o pioneiro e exitoso Projeto Urbano Integral (PUI) de Medellín, passando pelo Projeto de Intervenção Urbana (PIU) de São PauloTransformação Urbana Localizada (TUL) de Salvador, e o Plano de Intervenção Integral em Buenos Aires.

No primeiro debate Medellín: Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia, reunimos Cielo Holguín Ramírez, liderança comunitária de Moravia, Jorge Melguizo, Medellín, e Natalia Castaño, Urban EAFIT, que farão suas apresentações em espanhol, sem tradução simultânea. A abertura institucional será realizada por Thomas Alvim, Insper, e a mediação do debate por Carlos Leite, Insper/Mackenzie, e Monica Pinhanez, Insper.
 
WEBINAR |
Medellín: Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia  

Dia 9/3
16h às 17h30
Debatedores: Jorge Melguizo (Medellín), Cielo Holguín Ramírez (liderança comunitária de Moravia) e Natalia Castaño (Urban EAFIT)
Mediação: Carlos Leite (Insper/Mackenzie) e Monica Pinhanez (Insper)


Inscreva-se aqui!
 
Debatedores

Jorge Melguizo | Comunicador social e jornalista de Medellín. Tem 58 anos, é casado com uma ceramista e seu filho é artista plástico. Atua como consultor e palestrante nos temas de habitat, cultura, convivência e gestão pública.

Cielo Maria Holguín Ramírez | Líder comunitária no bairro Moravia, localizado na Comuna 4 de Medellín. Trabalha com desenvolvimento familiar e é mestranda em Processos Urbanos e Ambientais na Universidade EAFIT. Co-fundadora do Urban Lab Medellín|Berlin, organização germano-colombiana que desenvolve projetos em Moravia.

Natalia Castaño Cárdenas | Arquiteta, tem mestrado em paisagem, meio ambiente e cidade pela Universidade Nacional de la Plata. Integrou a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín. É professora na Universidade EAFIT, onde lidera e aconselha projetos acadêmicos, de pesquisa e de impacto social, por meio de uma abordagem interdisciplinar que envolve o design como uma ferramenta de mediação entre instituições e comunidades, a avaliação de processos ambientais e locais e a arte como meio de transformação social. Autora do livro Barrios que cuelgan de la montaña (Editorial EAFIT, 2018).


Mediadores

Carlos Leite | Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

Monica Pinhanez | Coordenadora do núcleo Governança e Participação Comunitária do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, é Ph.D em desenvolvimento econômico e Políticas Públicas pelo MIT, advogou nos setores público e privado e lecionou em universidades estrangeiras. Fellow da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e consultora da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), foi também professora e coordenadora de Planejamento Institucional e Acreditação Internacional da FGV EBAPE.


Apresentador

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.
 
SOBRE o Laboratório Arq.Futuro de Cidades de Insper

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.
 
Inscreva-se aqui!