13/7/2021 | Webinar: Revisão do Plano Diretor: Os movimentos sociais e os desafios da moradia.

12/07/2021
Compartilhar:

 

A moradia continua sendo uma das principais questões do desenvolvimento urbano. Quais foram os resultados alcançados nesse âmbito pelo Plano Diretor de São Paulo? O que poderia ser ajustado em sua revisão? Quais são os novos e incontornáveis desafios para a temática habitacional, dado o aumento da vulnerabilidade social em função da pandemia? 

 

Esses são os pontos que estarão em destaque no webinar de julho do ciclo Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo, organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e pelo Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem).

 

Esse debate será realizado por Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo e pelas professoras do Insper Carmen Silva, líder do Movimento Sem Teto do Centro, Cleide Alves, presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), e Evaniza Rodrigues, coordenadora de projetos da União dos Movimentos de Moradia (UMM). 

 

A mediação será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Philip Yang, mestre em Administração Pública pela Universidade Harvard e fundador do Urbem.

 

Inscreva-se e participe!

 

WEBINAR | Revisão do Plano Diretor: Os movimentos sociais e os desafios da moradia

 

- Data: 12/7, das 16h às 17h30

- Debatedores: Carmen Silva, líder do Movimento Sem Teto do Centro e professora do Insper, Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, Cleide Alves, presidente da União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS) e professora do Insper, e Evaniza Rodrigues, coordenadora de projetos da União dos Movimentos de Moradia (UMM) e professora do Insper. 

- Mediação: Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, e Philip Yang, mestre em Administração Pública pela Universidade Harvard e fundador do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem).

 
INSCREVA-SE AQUI!
 
DEBATEDORES

Carmen Silva | Líder do Movimento Sem Teto do Centro – MSTC e filiada à Frente Luta por Moradia – FLM. Participou do filme Era o Hotel Cambridge (2016), de Eliane Caffé, tendo sido premiada como melhor atriz na 8ª edição do Festival Internacional de Cinema da Fronteira (Bagé, RS). Integra o Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

Cesar Azevedo | Advogado, tem mais de dez anos de experiência na área pública. Está na Prefeitura de São Paulo desde 2017. De setembro de 2018 a janeiro de 2019, foi secretário municipal de Gestão, cargo no qual conduziu o processo para a Reforma da Previdência Municipal, trabalhando junto com a Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil.

Cleide Alves | Presidente da UNAS – União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região. Integra o Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
Evaniza Rodrigues | Assistente social, coordenadora de projetos da UMM – União dos Movimentos de Moradia | São Paulo, SP. Faz parte do Núcleo Mulheres e Territórios do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.
 
MEDIADORES

Philip Yang | Mestre em administração pública pela Universidade Harvard e fundador do Urbem (Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole).

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade (Bei, 2019).
 
REALIZAÇÃO
 
URBEM - INSTITUTO DE URBANISMO E ESTUDOS PARA METRÓPOLE 
URBEM, o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, é um “do-tank”, um centro de ação, que busca promover projetos de impacto urbano na metrópole de São Paulo e em outras cidades.
O foco do URBEM - instituído como uma organização do terceiro setor - é a estruturação de projetos que possam municiar o poder público, o setor privado e a sociedade civil com propostas que gerem um tecido urbano mais justo, mais funcional e mais belo. Para suas ações, o URBEM integra profissionais de capacidade reconhecida nas diversas áreas do conhecimento envolvidas nos processos urbanos - especialistas de âmbito nacional e internacional e instituições de classe mundial - que contribuam para o avanço de tecnologias e de métodos de planejamento e de gestão aplicados às grandes cidades.
O URBEM cataliza ações e projetos voltados para o florescimento das cidades - cidades prósperas, sustentáveis, seguras e inclusivas. Cidades com vida e oportunidades amplas de trabalho, moradia, aprendizado, cultura e diversão.
 
LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.
 
 
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem promove, todo mês, o ciclo de webinars Revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) de São Paulo.

São debates exclusivos com nomes atuantes dos setores público e privado e da sociedade civil, que buscam promover a análise e a discussão de quais foram os impactos do Plano para a cidade e também os tipos de ajustes necessários para viabilizar o pleno desenvolvimento da capital.

A diversidade de experiências dos convidados trará um olhar amplo sobre as questões urbanas, permitindo que se apresentem soluções para o grande desafio que constitui essa importante e histórica revisão.


Acesse AQUI os debates já realizados pelo ciclo "Revisão do Plano Diretor de São Paulo".