14/7/2021, 19h30 | Webinar "Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual"

13/07/2021
Compartilhar:

O desenvolvimento urbano é o conjunto de ações, estratégias e instrumentos necessários para a transformação da cidade. Quais seriam as propostas de alteração para que os processos de licenciamento ocorressem com a mesma agilidade que as mudanças de usos e costumes da população? Como o poder público poderia avançar em questões como habitação, meio ambiente e mobilidade, criando cidades policêntricas e tecnológicas, frente a uma regulação tão ampla e burocrática?

No webinar Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual, Luciane Virgilio, arquiteta e professora do Insper fará a apresentação. Fernando Chucre, deputado federal por São Paulo de 2006 a 2011, e Raul Juste Lores, autor do livro São Paulo nas Alturas farão a mediação do evento. A abertura institucional será realizada por Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

 

Cidades e regulações: atuando no desenvolvimento urbano com a legislação atual 

  • 14/7, 19h30
  • Palestrante: Luciane Virgilio, arquiteta e professora do Insper
  • Mediação: Fernando Chucre, deputado federal por São Paulo de 2006 a 2011, e Raul Juste Lores, autor do livro
  • Abertura institucional: Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

BIOGRAFIAS

 

Fernando Chucre
Arquiteto urbanista. Foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário municipal de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa) (2015/2017); presidente do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo (2011/2015); e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar, parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011/ 2014). Foi deputado federal por São Paulo (2006/ 2011), atuando como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano. Sócio-diretor da Arquitécnica Arquitetura e Urbanismo (1990/2006).

Luciane Virgilio
Arquiteta urbanista e mestre em engenharia civil e urbana com especialidade em gerenciamento imobiliário (real estate) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Com mais de 25 anos de experiência, é especializada na coordenação e gerenciamento de equipes e desenvolvimento de projetos urbanos decorrentes da implantação de empreendimentos residenciais, industriais e logísticos, além do encaminhamento dos licenciamentos junto aos municípios e estados. Atualmente tem um portfólio de mais de 40 milhões de m² em áreas desenvolvidas ou em fase de desenvolvimento.

Raul Juste Lores
Autor do livro São Paulo nas Alturas (finalista Prêmio Jabuti, 2018), e colunista diário na rádio CBN. Foi correspondente em Pequim, Washington, Nova York e Buenos Aires, foi diretor da revista Veja São Paulo e editor de economia na Folha de S. Paulo. Recebeu o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes em 2011 pela difusão da arquitetura.

Tomas Alvim
Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Coautor do livro Aprendendo a viver na cidade.

 

REALIZAÇÃO

 

Curso online | PLANEJAMENTO URBANO E REGULAÇÕES DAS CIDADES

Como desenvolver estratégias de intervenção nos territórios urbanos e avaliar com objetividade as já implantadas? Para responder a essa questão, o Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper apresenta o curso “Planejamento urbano e regulação das cidades”, voltado para agentes públicos, profissionais da iniciativa privada e membros da sociedade civil. Combinando reflexão teórica e estudos de casos internacionais e locais, o curso oferece instrumentos indispensáveis aos profissionais envolvidos na formulação ou revisão de Planos Diretores e a todos os que se interessam por planejamento urbano e pela dinâmica das cidades.

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

 

Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deva ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

INFORMAÇÕES SOBRE O LABORATÓRIO