6/4/21 | WEBINAR "REVISÃO DO PLANO DIRETOR: SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO"

30/03/2021
Compartilhar:

 


O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto URBEM realizam no dia 6/4 o webinar "Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro".

 

A exemplo de São Paulo, o Rio de Janeiro também promoverá este ano a revisão do seu plano diretor. Quais os principais desafios que se apresentam nesse processo para as duas maiores metrópoles do país? Quais foram os impactos positivos e o que não foi efetivo? Que tipos de ajustes deverão ser propostos nos planos?

No webinar Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro, organizado pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem, que faz parte da série Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo, iremos abordar questões relacionadas à revisão do Plano Diretor Estratégico (PDE) das capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Para o debate, reuniremos Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, e Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro. A abertura institucional será realizada por Tomas Alvim, coordenador geral do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, que também fará a mediação do debate com Diana Lemos, arquiteta e urbanista, e Marta Dora Grostein, arquiteta e urbanista.

 

WEBINAR | Revisão do Plano Diretor: São Paulo e Rio de Janeiro

- Data: 6/4, das 16h às 17h30
- Debatedores:  Cesar Azevedo, secretário de Urbanismo e Licenciamento de São Paulo, e Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano do Rio de Janeiro
- Mediação: Diana Lemos, arquiteta e urbanista, e Marta Dora Grostein, arquiteta e urbanista.
- Apresentação: Tomas Alvim, oordenador geral do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

DEBATEDORES

CESAR AZEVEDO | Advogado, com mais de dez anos de experiência na área pública. Está na Prefeitura de São Paulo desde 2017. Foi secretário municipal de Gestão de setembro de 2018 a janeiro de 2019, cargo no qual conduziu o processo para a Reforma da Previdência Municipal, trabalhando junto com a Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil. Entre fevereiro de 2019 e dezembro de 2020 foi secretário municipal de Licenciamento. Desde janeiro de 2021 é secretário municipal de Urbanismo e Licenciamento.

WASHINGTON FAJARDO |  Arquiteto e urbanista formado pela FAU–UFRJ. Dedica-se ao desenvolvimento urbano. Autor de inúmeros projetos de reabilitação, habitação social, urban design e espaços culturais. Ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (2009-2016), implementou políticas inovadoras para centros históricos. Atual secretário de Planejamento Urbano do município do Rio de Janeiro.

 

MEDIADORAS

DIANA LEMOS | Arquiteta e urbanista (UFF), Doutora em Ciências, Engenharia de Transporte (PET/ COPPE/UFRJ). Pós-Doutorada no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/ UFRJ), área em que acumula experiência de uma década. É também especialista em Gestão de Transporte (UFRJ) e em Planejamento do Uso do Solo Urbano (IPPUR/ UFRJ). Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário UniCBE, atua ainda como docente colaboradora do mestrado do IPPUR/UFRJ.

MARTA DORA GROSTEIN | Professora titular aposentada da FAU-USP, pesquisadora e consultora na área de planejamento urbano e urbanismo e coautora dos livros São Paulo Metrópole (Edusp/Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004), e A Leste do Centro. Territórios do Urbanismo (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010).

 

APRESENTAÇÃO

TOMAS ALVIM | Editor e sócio da BEĨ Editora, cofundador do Arq.Futuro e do Por Quê? Economês e Financês em Bom Português. Coautor do livro Aprendendo a Viver na Cidade, é coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

---


URBEM - INSTITUTO DE URBANISMO E ESTUDOS PARA METRÓPOLE 
URBEM, o Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole, é um “do-tank”, um centro de ação, que busca promover projetos de impacto urbano na metrópole de São Paulo e em outras cidades.
O foco do URBEM - instituído como uma organização do terceiro setor - é a estruturação de projetos que possam municiar o poder público, o setor privado e a sociedade civil com propostas que gerem um tecido urbano mais justo, mais funcional e mais belo. Para suas ações, o URBEM integra profissionais de capacidade reconhecida nas diversas áreas do conhecimento envolvidas nos processos urbanos - especialistas de âmbito nacional e internacional e instituições de classe mundial - que contribuam para o avanço de tecnologias e de métodos de planejamento e de gestão aplicados às grandes cidades.
O URBEM cataliza ações e projetos voltados para o florescimento das cidades - cidades prósperas, sustentáveis, seguras e inclusivas. Cidades com vida e oportunidades amplas de trabalho, moradia, aprendizado, cultura e diversão.  

 

LABORATÓRIO ARQ.FUTURO DE CIDADES DO INSPER
O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deve ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.

 

---

 

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e o Instituto Urbem promove, todo o mês, o ciclo de webinars Revisão do Plano Diretor Estratégico de São Paulo (PDE).

São debates exclusivos com nomes atuantes dos setores público e privado e da sociedade civil. Os debates buscam promover a análise e a discussão de quais foram os impactos do Plano para a cidade e também que tipos de ajustes serão necessários de modo a viabilizar o pleno desenvolvimento da capital.