15/7 | Webinar "Urbanismo Social – Índia: Favelas e Assentamentos informais e Panamá: Regeneração urbana"

15/07/2021
Compartilhar:

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, a Cities Alliance e a Urbam EAFIT convidam para o terceiro webinar do ciclo ‘Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia’.

No webinar serão apresentados os casos de melhoramento de favelas e de posse da terra em Odisha e assentamentos informais, na Índia, e também o da regeneração urbana vinculada ao Metrocable (teleférico) em San Miguelito, Panamá.

Essa conversa contará com a participação de Shubhagato Dasgupta e Anindita Mukherjee, ambos pesquisadores seniores do Centre for Policy Research, Renu Khosla, diretora do Centro de Excelência Urbana e Regional (CURE), Natalia Castaño Cárdenas, arquiteta e mestra em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade, Alessandra Trehuerz, especialista em Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial, e Manuel Trute, ex-diretor de Planejamento Urbano no município do Panamá. A mediação será feita por Anaclaudia Rossbach, especialista em Habitação Social, e a abertura será conduzida por Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper.

 

Dia 15/7 | 10h às 11h30

Urbanismo Social – Índia: Favelas e Assentamentos informais e Panamá: Regeneração urbana

Palestras:
Caso 1: Índia - Melhoramento de favelas e posse da terra em Odisha
Shubhagato Dasgupta, pesquisador do Centre for Policy Research
Anindita Mukherjee , pesquisadora do Centre for Policy Research

Caso 2: Índia – Assentamentos informais
Renu Khosla, diretora do Centro de Excelência Urbana e Regional (CURE)
Caso 3: Panamá – Regeneração Urbana em San Miguelito
Natalia Castaño Cárdenas, arquiteta e mestra em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade
Alessandra Trehuerz, especialista em Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial
Manuel Trute, ex-diretor de Planejamento Urbano no município do Panamá

Mediação:
Anaclaudia Rossbach, especialista em Habitação Social

Abertura:
Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

 

INSCREVA-SE AQUI

 

 

BIOGRAFIAS

 

Anindita Mukherjee | Economista urbana, trabalha como pesquisadora sênior no Center for Policy Research, onde ancora a pesquisa sobre interseções urbanas de planejamento de terras no tema da vulnerabilidade residencial entre os marginalizados. Tem quase 18 anos de experiência em colaboração com diferentes parceiros do setor, incluindo o governo e agências multilaterais e bilaterais. 

Shubhagato Dasgupta | Pesquisador sênior do Centre for Policy Research. Antes dessa função, liderou uma colaboração entre o Departamento para o Desenvolvimento Internacional (DFID) do Reino Unido e o Ministério da Habitação e Alívio da Pobreza Urbana da Índia, a fim de desenvolver políticas urbanas e habitacionais em favor da população mais pobre em 20 cidades de 15 estados do país.

Renu Khosla | Diretora do Centro de Excelência Urbana e Regional (CURE). Seu trabalho procura reimaginar favelas e o desenvolvimento urbano inclusivo – criando resiliência e estimulando a mudança em iniciativas lideradas pela comunidade. Ela trabalha para fortalecer as capacidades locais de planejamento participativo, a visualização e a análise de dados e a simplificação de instituições.

Natalia Castaño Cárdenas | Arquiteta e mestra em Paisagem, Meio Ambiente e Cidade pela Universidade Nacional de La Plata, Argentina. Trabalhou na Empresa de Desarrollo Urbano de Medellín, entre 2004 e 2007, na concepção de projetos de espaços públicos e no desenvolvimento de projetos urbanos estratégicos.

Alessandra Trehuerz | Bacharel em Geografia e mestra em Planejamento Urbano pela Arizona State University. É especialista em Desenvolvimento Urbano do Banco Mundial nas regiões da América Latina e do Caribe. Tem experiência em projetos de planejamento urbano para governos locais, bem como na coordenação de programas de gestão e mitigação de desastres na América Latina.

Manuel Trute | Arquiteto e urbanista formado pela Universidade de São Paulo, ocupou, entre 2014 e 2019, o cargo de primeiro diretor de Planejamento Urbano do município do Panamá, como parte do processo de descentralização da gestão fundiária. Foi responsável pela coordenação do processo de contratação do primeiro Plano Distrital de Ordenamento do Território da Cidade do Panamá.

Anaclaudia Rossbach | Especialista em Habitação Social, trabalhou nos últimos 20 anos no Brasil e internacionalmente para várias instituições, tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Mundial, Instituto URBEM, Chinese Academy for Social Sciences, Rede Interação/Slum Dwellers International (SDI), entre outras. Atualmente, ocupa a posição de gerente regional para a América Latina e o Caribe da Cities Alliance.

Carlos Leite | Urbanista, PhD, é coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). Foi diretor da SP-Urbanismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo.

 

CICLO DE WEBINARS

Urbanismo Social
casos internacionais:
América Latina, África e Ásia

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper promove durante o mês de julho o ciclo de webinários Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia. Composto por quatro painéis, a série é uma iniciativa do Núcleo de Urbanismo Social, resultante de uma parceria firmada com a Urbam EAFIT Medellín, Colômbia, e a Cities Alliance, organismo internacional que atua contra pobreza nas cidades e pelo desenvolvimento sustentável. 

O evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos e do terceiro setor e representantes de movimentos sociais, abordando casos exitosos e novos de ações em urbanismo social em Recife, São Paulo, Fortaleza e Belém, no Brasil, e Costa Rica, Panamá, África do Sul e Índia.

Acesse os webinars já realizados pelo ciclo.

 

REALIZAÇÃO

 

Urbam EAFIT
O Urbam é um centro de estudos urbanos e ambientais para formação, pesquisa e projeção social sobre processos urbano-ambientais. Trata-se de um espaço de reflexão crítica orientado para a ação em contextos territoriais emergentes e transformadores que faz parte da Universidade EAFIT, situada em Medellín, Colômbia. Urbam EAFIT é parceira do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper no Curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.


Clique aqui para informações do curso de Pós graduação em Urbanismo Social.

Cities Alliance
Fundada em maio de 1999, é uma parceria global que luta contra a pobreza urbana e apóia as cidades para proporcionar um desenvolvimento sustentável. Como forma de gerenciar suas atividades, a Cities Alliance opera um fundo de vários doadores, tendo como anfitrião o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). Uma diversidade de membros compõem a estrutura central de governança da organização. A Cities Alliance tem como objetivo oferecer soluções para a pobreza urbana.


Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deva ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.