AGENDA | O Mundo Segundo a Arquitetura

27/09/2016
Compartilhar:

Viver em cidade é um desafio, em diferentes partes do mundo. A urbanização acelerada acarretou migrações, imigrações e transmigrações permanentes, gerando novos déficits habitacionais. No entanto, faltam políticas pensadas para reduzir a desigualdade e tornar mais sustentável a vida nas cidades. 

Atualmente, o próprio conceito de "moradia" deve ser expandido, dizendo respeito não apenas ao "habitar" em local específico, mas em relação ao entorno, à malha de serviços e a uma imensa rede de conexões com a cidade. 

A fim de discutir estas questões, o Arq.Futuro inicia um novo ciclo sobre moradia, em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e a Faculdade de Arquitetura e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT SA+P). O seminário inaugural desta parceria acontece no Auditório da FAU-USP, no dia 27 de setembro, a partir das 16 horas. 

O arquiteto libanês Hashim Sarkis, diretor do MIT SA+P, fará a palestra inaugural, que é acompanhada pela exposição O Mundo Segundo a Arquitetura, pesquisa desenvolvida por Sarkis com Gabriel Kozlowski e Roi Salgueiro, pesquisadores associados no Center for Advanced Urbanism do MIT. A exposição, que já pôde ser visita na Escola de Arquitetura de Yale, em 2015, conceitua e classifica 25 projetos arquitetônicos e urbanos que consideraram a escala do mundo como uma questão de design. O trabalho faz parte da exposição City of 7 Billion: A Constructed World, com curadoria de Joyce Hsiang e Bimal Mendis .

Após a palestra, será lançada a parceria entre MIT SA+P, FAU-USP e Arq.Futuro. Ao lado de Sarkis, Angelo Bucci, professor da FAU-USP, e Tomas Alvim, fundador do Arq.Futuro, vão apresentar o projeto do novo núcleo de estudos de moradia.

PROGRAMAÇÃO

16h - Abertura da Exposição e Palestra Inaugural 
- Hashim Sarkis, arquiteto, diretor da Faculdade de Arquitetura e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT SA+P)

17h - Lançamento da Parceria MIT SA+P, FAU-USP e Arq.Futuro
- Hashim Sarkis, arquiteto, diretor da Faculdade de Arquitetura e Planejamento do Massachusetts Institute of Technology (MIT SA+P)
- Angelo Bucci, arquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP)
- Tomas Alvim, fundador do Arq.Futuro

18h - Encerramento

INFORMAÇÕES
O Mundo Segundo a Arquitetura
Realização MIT SA+P e Arq.Futuro
Data: 27 de setembro de 2016
Local: Auditório FAU-USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Rua do Lago, 876, Butantã - São Paulo)
Informações: contato@arqfuturo.com.br