Subversive Architecture | Encontro 'Cidades Performáticas'

02/12/2014
Compartilhar:

O ciclo de debates “Cidades Performáticas: arte, arquitetura e espaço urbano”, promovido pela parceria entre o Arq.Futuro e a Fundação Bienal São Paulo, acontece no dia 5 de dezembro, no Pavilhão Ciccillio Matarazzo – Parque Ibirapuera, São Paulo. As inscrições e programação completa estão disponíveis no site: http://arqfuturo.com.br/

 

Convidados do Arq.Futuro, os arquitetos Karsten Huneck e Bernd Trümpler são fundadores do escritório KHBT, sigla que representa as iniciais da dupla. Formados pela Universidade Técnica de Darmstadt, entre 2008 e 2014 foram professores visitantes na École Special d'Architectur (ESA), em Paris, onde lecionaram no curso de design. Além do KHBT, fundaram o Office for Subversive Architecture, um coletivo de escritórios de arquitetura que tem como filosofia abordar o espaço da cidade para reinterpretá-lo através do design.

 

O Office for Subversive Architecture surgiu em 1995 inicialmente como um projeto estudantil e continuou crescendo como um coletivo de arquitetos com ideias similares sobre espaço urbano. O coletivo está presente na Alemanha, Áustria e Inglaterra, e mantém vários projetos em andamento, que se posicionam entre arte conceitual e arquitetura, variando entre pequenas e móveis instalações a imponentes edifícios de concreto.

 

A intervenção ilegal Intact, organizada pelo coletivo, é um ótimo exemplo de sua pluralidade e filosofia. Intact foi uma forma sutil de chamar a atenção para áreas ignoradas das cidades. Em East End, Londres, o Office for Subversive Architecture invadiu uma guarita de sinalização abandonada e a repintou, deixando um animal de pelúcia gigante e flores na porta. Como está em uma altura acima dos prédios do entorno, depois de reformada a guarita se tornou um elemento estranho na vizinhança. A ideia era transformar aquele espaço em uma casa onírica, que se mantém flutuando como em um sonho.

 

Embora a maioria das instalações estejam na Alemanha, o coletivo atua em diversas cidades.  No site da Office for Subversive Architecture é possível conhecer mais sobre o escritório e seus projetos. http://osa-online.net/