British Council + Lina Bo Bardi

15/07/2015
Compartilhar:

O British Council encerra essa semana (17/07) a terceira fase do Fellowship Lina Bo Bardi, que tem o objetivo de estimular pesquisas sobre o trabalho da arquiteta ítalo-brasileira por pesquisadores britânicos. O projeto será encerrado em 2016 e, ao final dos quatro anos, prevê a apresentação de uma nova leitura sobre o legado de Lina Bo Bardi.

 

A fase de inscrições esse ano busca uma reflexão sobre as práticas alternativas do trabalho de Lina (curadoria, edição, performance e estruturas temporárias) e suas ações de regeneração (desenho urbano, restauro e requalificação arquitetônica e urbana). O projeto tem apoio do Sesc SP e do Instituto Lina Bo Bardi. Inscrições abertas no site do British Council.

 

Os vencedores das bolsas de 2013 e 2014 foram, respectivamente, Jane Hall e Laura Smith. Jane pesquisou a influência do trabalho de Lina Bo Bardi na prática dos coletivos contemporâneos de arquitetura no Brasil, com destaque para grupos jovens atuando em Belo Horizonte, São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro. Assista ao vídeo com o mapeamento desse trabalho: https://vimeo.com/90224447

 

Em 2014, Laura Smith focou na análise sobre o impacto da cultura popular brasileira na arquitetura de Lina. Para isso, Laura realizou um levantamento dos desenhos de Lina, a fim de ressaltar o processo de construção de sua obra. O trabalho foi apresentado na forma de uma instalação em um evento público, na Central Saint Martin, em Londres. Os vencedores da edição de 2015 serão anunciados em agosto.