22/7 | Webinar "Urbanismo Social – Western Cape: Urbanização de favela e Costa Rica: Projetos urbanos"

20/07/2021
Compartilhar:

Urbanismo Social – Western Cape: Urbanização de favela e Costa Rica: Projetos urbanos

 

No quarto webinar do ciclo Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia serão apresentados os casos da urbanização da favela Kosovo, na África do Sul, e dos projetos urbanos integrais para a área metropolitana, na Costa Rica.

O evento terá como palestrantes Gita Goven, arquiteta, especialista em sustentabilidade, e Luyanda Mpahlwa, arquiteto e designer urbano (Caso 1);  Gilberto Monge, mestre em Administração Municipal, e Phila Mayisela, diretora do Departamento de Assentamentos Humanos na província de Western Cape (Caso 2). A mediação estará a cargo de Anaclaudia Rossbach, especialista em Habitação Social, e Juan Sebastián Bustamante, coordenador de projetos no Urbam EAFIT.

O webinar será apresentado em inglês, com tradução simultânea.

 

PROGRAMA

 

Dia 22/7 | 10h às 11h30

Urbanismo Social – Western Cape: Urbanização de favela e Costa Rica: Projetos urbanos

Palestras:
Caso 1: Western Cape: Urbanização de favela 
Gita Goven, ARG Design
Luyanda Mpahlwa, Design Space Africa
Caso 2: Costa Rica: Projetos urbanos
Gilberto Monge, Laboratório de Urbanismo Social da Costa Rica
Phila Mayisela, Projeto Kosovo

Mediação:
Anaclaudia Rossbach,  Cities Alliance.
Juan Sebastián Bustamante, Urbam Eafit

Abertura:
Carlos Leite, coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper

 

INSCREVA-SE AQUI

 

BIOGRAFIAS

 

Gilberto Monge | Mestre em Administração Municipal e Direito pela Universidade da Costa Rica e doutor em Educação pela Universidade La Salle. Foi alcaide municipal do Cantão de Mora, San José, Costa Rica, de 2007 a 2020, e diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Comunitário no período de 2014 a 2018.

Gita Goven | Arquiteta, especialista em sustentabilidade e CEO da ARG Design, empresa multipremiada. Seu foco e comprometimento estão direcionados às abordagens regenerativas e sistêmicas para construir família, comunidade e um planeta saudável por meio de projetos de assentamentos, placemaking e redes de desenvolvimento.

Juan Sebastián Bustamante | Coordenador de projetos no Urbam EAFIT. Valendo-se do urbanismo e do paisagismo como vetores de mudança das realidades sociais e espaciais, tem participado dos processos de transformação do território a partir de uma concepção do espaço público como lugar de equidade, de inclusão, de fomento da paz e de justiça social e ambiental.

Luyanda Mpahlwa | Arquiteto e designer urbano, possui um doutorado honorário em Ciência e Tecnologia pela Universidade Walter Sisulu (África do Sul) por sua contribuição e reflexão crítica sobre tecnologias inovadoras e design para mudanças sociais. Foi membro da equipe técnica do comitê organizador que supervisionou o gerenciamento do projeto para a construção de todos os estádios da Copa do Mundo de Futebol de 2010.

Phila Mayisela | Diretora no Departamento de Assentamentos Humanos na província de Western Cape, na África do Sul, responsável pela coordenação do projeto denominado Kosovo, localizado na Cidade do Cabo.

Anaclaudia Rossbach | Especialista em habitação social, trabalhou nos últimos 20 anos no Brasil e internacionalmente para várias instituições, tais como a Prefeitura de São Paulo, Banco Mundial, Instituto URBEM, Chinese Academy for Social Sciences, Rede Interação/Slum Dwellers International (SDI), entre outras. Atualmente, ocupa a posição de gerente regional para a América Latina e o Caribe da Cities Alliance.

Carlos Leite | Urbanista, PhD, é coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, professor na FAU-Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador convidado no Instituto de Estudos Avançados – USP (Grupo Espaços Urbanos e Saúde). Foi diretor da SP-Urbanismo, da Prefeitura Municipal de São Paulo

 

SOBRE O CICLO

 

Urbanismo Social
casos internacionais:
América Latina, África e Ásia

 

O Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper promove durante o mês de julho o ciclo de webinários Urbanismo Social – Casos internacionais: América Latina, África e Ásia. Composto por quatro painéis, a série é uma iniciativa do Núcleo de Urbanismo Social, resultante de uma parceria firmada com a Urbam EAFIT Medellín, Colômbia, e a Cities Alliance, organismo internacional que atua contra pobreza nas cidades e pelo desenvolvimento sustentável. 

O evento contará com a participação de especialistas, gestores públicos e do terceiro setor e representantes de movimentos sociais, abordando casos exitosos e novos de ações em urbanismo social em Recife, São Paulo, Fortaleza e Belém, no Brasil, e Costa Rica, Panamá, África do Sul e Índia.

Acesse os webinars já realizados pelo ciclo

 

REALIZAÇÃO

 

 Urbam EAFIT
O Urbam é um centro de estudos urbanos e ambientais para formação, pesquisa e projeção social sobre processos urbano-ambientais. Trata-se de um espaço de reflexão crítica orientado para a ação em contextos territoriais emergentes e transformadores que faz parte da Universidade EAFIT, situada em Medellín, Colômbia. Urbam EAFIT é parceira do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper no Curso de Pós-graduação em Urbanismo Social.

Clique aqui para informações do curso de Pós graduação em Urbanismo Social.

Cities Alliance
Fundada em maio de 1999, é uma parceria global que luta contra a pobreza urbana e apóia as cidades para proporcionar um desenvolvimento sustentável. Como forma de gerenciar suas atividades, a Cities Alliance opera um fundo de vários doadores, tendo como anfitrião o Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS). Uma diversidade de membros compõem a estrutura central de governança da organização. A Cities Alliance tem como objetivo oferecer soluções para a pobreza urbana.


Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper
O laboratório se insere no contexto dos programas educacionais e centros de pesquisa existentes na instituição de forma transversal, formando uma plataforma interdisciplinar que oferece grande liberdade para a reflexão e estabelecimento de múltiplas associações, propício ao aprendizado, pesquisa e inovação. Essa plataforma compreende que o conhecimento sobre as cidades deva ser entendido como um campo de atuação onde profissionais de diversas disciplinas aplicam seus conhecimentos e ferramentais.