AGENDA | Tempo de Mudar - Ação Climática em Portugal

Palestra com João Pedro Matos Fernandes, Ministro do ambiente e da ação climática de Portugal.
28/02/2020
Compartilhar:

Venha conhecer as ações climáticas de Portugal, o primeiro país a apresentar um projeto para atingir a neutralidade nas emissões de carbono até 2050.

 

 

O Arq.Futuro, plataforma de discussão sobre o futuro das cidades, e o Insper receberão na próxima segunda-feira (2 de março) o Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes.

Fernandes apresentará o Roteiro para a Neutralidade Carbônica 2050, a estratégia portuguesa de desenvolvimento a longo prazo com baixas emissões de gases com efeito de estufa, prevista pelo Acordo de Paris. O roteiro propõe um caminho sustentável para atingir a neutralidade carbônica em 2050, define as principais linhas de ação, e identifica opções de custo eficazes para atingir seu fim em diferentes cenários de desenvolvimento socioeconômico.

 

Atingir a neutralidade carbônica em Portugal exige, em trinta anos uma redução de 90% em emissões de gases com efeito de estufa, além da compensação das restantes emissões através do uso do solo e florestas. A iniciativa prevê um impacto positivo na economia e na criação de emprego, no fomento ao investimento e na geração de uma economia mais dinâmica. Ademais, há diversos impactos positivos associados, como a melhoria da qualidade do ar, que se traduz inevitavelmente em ganhos para a saúde da população.

 

O Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 foi aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 107/2019, de 1 de julho, e pode ser acessado neste link.

 

Sobre João Pedro Matos Fernandes

Graduado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1991, João Pedro Soeiro de Matos Fernandes é mestre em Transportes pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa. Tem ampla experiência profissional na gestão pública e de portos. Professor do Instituto Superior Técnico e do Instituto Superior de Transportes, lecionou como convidado nas Universidades do Porto, Técnica de Lisboa e de Nápoles. É Ministro do Ambiente e da Ação Climática desde novembro de 2015.

 

SERVIÇO

Data: 02/03/2020
Horário: 10h30 às 12h00
Local: Auditório Steffi e Max Perlman - Térreo
Entrada: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia
Estacionamento: Rua Uberabinha, s/n – Vila Olímpia


PROGRAMAÇÃO

10h30
Credenciamento

11h00
Abertura: Marcos Lisboa (Insper) e Paulo Jorge Nascimento (Cônsul Geral de Portugal)

11h15
Palestra: João Pedro Matos Fernandes (Ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal)

12h00
Encerramento

 

INSCREVA-SE AQUI!

 

*Evento gratuito e sujeito à lotação do espaço.