CONFIRA OS WEBINARS DO CICLO

16/04/2021
Compartilhar:

 

Assista aos webinars realizado no Ciclo A Grande Concertação: Lições do Espírito Santo para o Brasil.

 

Lançado em dezembro de 2020, o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado, analisa por que, entre inícios da década de 1990 e dos anos 2000, a corrupção atingiu níveis espantosos naquela unidade da federação e, sobretudo, como foi possível se livrar dela. A situação chegou a um ponto em que, segundo os autores, “estavam comprometidos o estado e suas instituições – o governo e o comando da polícia; a Assembleia Legislativa e a maioria de seus deputados; o Judiciário e parte dos juízes”.

 

Tomando a obra como ponto de partida, a série de webinars A grande concertação: lições do Espírito Santo para o Brasil, promovida pelo Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e Bei Editora, tem o objetivo de mergulhar no processo que levou aquele território do país do caos absoluto à condição de case de sucesso. Isso só foi possível devido a uma “grande concertação”, que envolveu a sociedade civil, lideranças empresariais e, claro, políticas.

A ideia do ciclo é que a experiência do passado, e o próprio presente capixaba, possam, de algum modo, iluminar o país dos dias atuais – e também o seu futuro.

 

A série de quatro encontros (dias 8, 15, 22 e 29 de abril), conta sempre com a participação dos autores de Decadência e Reconstrução, como debatedores, e de um convidado especial. A abertura dos eventos é de Tomas Alvim, coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e diretor da Bei Editora; a mediação é de Rinaldo Gama, coordenador de Conteúdo do Laboratório.

 

Convidados especiais:

Paulo Hartung (Ex-governador do Espírito Santo), Bruno Paes Manso (Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo - USP), Ronaldo Albo (Procurador da República) e Renato Casagrande (Governador do Espírito Santo).

 

WEBINARS REALIZADOS

 

8/4 | A política de ruptura

 

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=IqPqs5STgOs&t=2s

 

Convidado: Paulo Hartung - Ex-governador do Espírito Santo

Neste webinar de estreia, A política de ruptura, Hartung relembrou os desafios de sua primeira passagem pelo Palácio Anchieta (2003-2010) – ele voltaria a comandar o estado de 2015 a 2018 –, especialmente em seus conturbados anos iniciais. Sua eleição em 2002 contou com um fator fundamental: a sociedade civil estava organizada em um esforço, em uma “grande concertação”, para superar a corrupção e o crime organizado que, àquela altura, davam as cartas no Espírito Santo. O ex-governador é o primeiro a acentuar isso. “Não foi a minha eleição a ruptura. Ela deu vazão ao movimento de ruptura, vazão institucional”, diz em Decadência e Reconstrução.

 

15/4 | A política e a violência

 

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dqsW8vYQQbc

 

Convidado: Bruno Paes Manso - Pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP)

 

Este segundo webinar debateu especificamente o papel do crime organizado no caos que tomou conta daquele estado em determinada fase de sua história recente – a ponto de a capital Vitória ganhar o incômodo apelido de “Medellín brasileira”, em uma referência à cidade colombiana que chegou a ser a mais violenta do planeta.

O convidado do encontro foi o jornalista e pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da USP Bruno Paes Manso, autor de A República das Milícias – Dos Esquadrões da Morte à Era Bolsonaro (Todavia, 2020). Na obra, Paes Manso investiga a questão das facções criminosas a partir dos esquadrões da morte, cuja extensão denominada Scuderie Le Cocq, fundada no Rio de Janeiro nos anos 60, se transformou, na década de 80, em um aparato usado para dar proteção a banqueiros do jogo do bicho no Espírito Santo – contribuindo, no mínimo, para agravar mais tarde a situação do estado.

 

PRÓXIMOS WEBINARS

 

22/4 – 16h | A política e a justiça

 

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mahQWWh6QkU 

 

Convidado: Ronaldo Albo – Procurador da República

 

Em maio de 2002, a seção capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES) pediu ao governo central que interviesse no estado, em virtude do assassinato, no mês anterior, de um de seus membros, Joaquim Marcelo Denadai. “A vítima investigava esquemas de corrupção em licitações públicas envolvendo o crime organizado e políticos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro. Se não fosse morto ‘a tempo’, o advogado formalizaria uma denúncia envolvendo doze empresas, segundo ele metidas em fraudes em todos os 78 municípios capixabas e em um situado no estado do Rio”, diz o livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado.

Neste terceiro encontro da série, iremos abordar a participação da justiça no resgate da ordem naquela unidade da federação, onde prevalecia um quadro de anomia política.

 

29/4 – 16h | A Política, além do político

 

Assista aquii: https://www.youtube.com/watch?v=3fR_CtkMZmM

 

Convidado: Renato Casagrande  – Governador do Espírito Santo

 

“Estados podem fracassar, assim como países fracassam. Podem se tornar estados-máfia. (…) O estado do Espírito Santo beirou o fracasso e se tornou um estado-máfia. Hoje é um caso de sucesso, após uma operação bem-sucedida de salvamento por uma coalização envolvendo a sociedade civil, lideranças empresariais e políticas”.

A observação, do cientista político Sérgio Abranches, está no prefácio do livro Decadência e Reconstrução – Espírito Santo: Lições da Sociedade Civil para um Caso Político no Brasil Contemporâneo (Bei Editora, 2020), de Carlos Melo, Milton Seligman e Malu Delgado, que analisa justamente o processo que resgatou aquela unidade da federação do caos em que se encontrava depois que, a partir da década de 1990, começou a ser tomada pela corrupção – da qual só se livraria nos anos 2000.

Neste quarto e último encontro da série, o atual governador capixaba, Renato Casagrande – que comandou o ES anteriormente, entre 2011 e 2014, foi vice de 1995 a 1999 (na gestão Vitor Buaiz), além de deputado estadual e federal e senador –, fará um balanço da situação do estado e discorrerá sobre o papel de sua sociedade civil nos dias de hoje.

 

BIOGRAFIAS

 

Paulo Hartung | É economista, ex-governador do Estado do Espírito Santo (2003-2010 e 2015-2018), presidente executivo da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá). Integra o movimento Todos Pela Educação; compõe os conselhos consultivos de Educação do Estado de São Paulo, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI); conselheiro da Unimed Participações; membro dos movimentos RenovaBR e Agora!.

Bruno Paes Manso | Jornalista, pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e autor de A República das Milícias– Do Esquadrões da Morte à EraBolsonaro (Todavia, 2020).

 

Ronaldo Albo | Formado em Direito pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília (Ceub), é pós-graduado em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Em 1993 ingressou no Ministério Público Federal como procurador da República e em 1999 foi promovido ao cargo de procurador regional da República (DF), cargo que ocupa até hoje.

Renato Casagrande | Atual governador do Espírito Santo, é engenheiro florestal, graduado pela Universidade Federal de Viçosa (MG), e advogado, formado pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim (ES). Já havia estado anteriormente à frente do governo capixaba, entre 2011 e 2014. Antes disso, foi deputado estadual, vice-governador, deputado federal e senador.

 

Carlos Melo | Sociólogo e cientista político, mestre e doutor pela PUC-SP. Professor Senior Fellow do Insper, onde está desde 1999, leciona nos cursos de graduação em Economia e Administração e nos mestrados de Administração e Políticas Públicas. Colabora com diversos veículos de comunicação, sendo neste momento comentarista da rádio CBN e autor de um blog.

 

Malu Delgado | É jornalista, especialista em Gestão de Políticas Públicas pelo Insper, mestre em Globalização e América Latina pela University of London. Especializada em coberturas políticas, foi editora da área em O Estado de S. Paulo, editora-assistente e repórter da Folha de S.Paulo e do Valor Econômico, repórter da revista piauí e coordenadora do site Globonews.com em Brasília. Atualmente, é colaboradora da Deutsch Welle Brasil e consultora de projetos de comunicação.

 

Milton Seligman | Engenheiro eletricista, é professor do Insper e Global Fellow do Woodrow Wilson Center’s Brazil Institute. Foi secretário-executivo e titular do Ministério da Justiça na gestão de Fernando Henrique Cardoso, entre 1995 e 1997. Exerceu o cargo de diretor da Inter Press Service, na Itália, e foi VP de Assuntos Corporativos da Ambev, entidade na qual hoje integra o Conselho de Administração. É também conselheiro da Fundação Lemann.

 

Rinaldo Gama | É jornalista, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atualmente atua como coordenador de Conteúdo do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e editor na Bei. Trabalhou, entre outras publicações, na revista Veja e nos jornais O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo. Foi, ainda, coordenador executivo do Instituto Moreira Salles, além de professor e chefe do departamento de jornalismo da PUC-SP. Também lecionou na Faculdade Cásper Líbero e na Faap, onde montou e coordenou o curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Cultural.

 

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a Viver na Cidade (Bei, 201