CONFIRA OS WEBINARS REALIZADOS | Planos de ação local, planos de bairro e instrumentos urbanoso Plano Diretor Estratégico de São Paulo

22/03/2021
Compartilhar:

 

 

DIA 16/3 - WEBINAR | São Paulo: Plano de Bairro do Jardim Lapena e Projetos de Intervenção Urbana – PIU

 

VEJA AQUI!

 

Debatedores:

 

Mariana Almeida | É superintendente da Fundação Tide Setúbal e professora do Programa Avançado em Gestão Pública do Insper. Doutora em economia do desenvolvimento pela FEA-USP, atuou na área de economia popular e solidária no Brasil e na Venezuela, desenvolvendo políticas públicas de apoio a pequenos empreendimentos urbanos e rurais. Trabalhou em diversos órgãos públicos, particularmente na área de planejamento e orçamento público.

Fernando Chucre | Arquiteto e urbanista, foi secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de São Paulo, onde anteriormente exerceu a função de secretário de Habitação. No Governo do Estado de São Paulo foi presidente da Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (Emplasa), do Conselho do Patrimônio do Estado de São Paulo e coordenador do Programa de Recuperação Socioambiental da Serra do Mar. Deputado federal por São Paulo entre 2006 e 2011, atuou como membro titular da Comissão de Desenvolvimento Urbano.

 

Mediadores:

 

Claudia Acosta | Advogada, mestra em estudos urbanos (El Colegio de México) e em direito e desenvolvimento (FGV), doutoranda em Administração Pública e Governo. Foi estudante visitante no MIT, departamento de ciência política. Pesquisadora assistente no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP-FGV). Professora e coordenadora de cursos no Lincoln Institute of Land Policy desde 2006 e na Universidad del Rosario (Colombia) na área de direito urbano desde 2008. 

Victor Carvalho Pinto | Doutor em direito econômico e financeiro, é coordenador do Núcleo Cidade e Regulação do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, consultor legislativo do Senado Federal e advogado.

 

Apresentador:

 

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.

 

DIA 9/3 - WEBINAR | Medellín: Projeto Urbano Integral – PUI Barrio Moravia  

 

VEJA AQUI!

 

Debatedores:

 

Jorge Melguizo | Comunicador social e jornalista de Medellín. Tem 58 anos, é casado com uma ceramista e seu filho é artista plástico. Atua como consultor e palestrante nos temas de habitat, cultura, convivência e gestão pública.

Cielo Maria Holguín Ramírez | Líder comunitária no bairro Moravia, localizado na Comuna 4 de Medellín. Trabalha com desenvolvimento familiar e é mestranda em Processos Urbanos e Ambientais na Universidade EAFIT. Co-fundadora do Urban Lab Medellín|Berlin, organização germano-colombiana que desenvolve projetos em Moravia.

Natalia Castaño Cárdens | Arquiteta, tem mestrado em paisagem, meio ambiente e cidade pela Universidade Nacional de la Plata. Integrou a Empresa de Desenvolvimento Urbano de Medellín. É professora na Universidade EAFIT, onde lidera e aconselha projetos acadêmicos, de pesquisa e de impacto social, por meio de uma abordagem interdisciplinar que envolve o design como uma ferramenta de mediação entre instituições e comunidades, a avaliação de processos ambientais e locais e a arte como meio de transformação social. Autora do livro Barrios que cuelgan de la montaña (Editorial EAFIT, 2018).

 

Mediadores:

Carlos Leite | Coordenador do Núcleo de Urbanismo Social do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper e professor na FAU-Mackenzie.

Monica Pinhanez | Coordenadora do núcleo Governança e Participação Comunitária do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper, é Ph.D em desenvolvimento econômico e Políticas Públicas pelo MIT, advogou nos setores público e privado e lecionou em universidades estrangeiras. Fellow da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e consultora da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO), foi também professora e coordenadora de Planejamento Institucional e Acreditação Internacional da FGV EBAPE.

 

Apresentador:

Tomas Alvim | Coordenador do Laboratório Arq.Futuro de Cidades do Insper. Editor e sócio da BEI Editora, cofundador do Arq.Futuro e Por Quê? – Economês em bom português. Co-autor do livro Aprendendo a viver na cidade.