CONVITE | Debate de lançamento do livro Economês em Bom Português

04/06/2018
Compartilhar:

Foi lançado o livro Economês em Bom Português, uma compilação de artigos da plataforma online Por Quê?, com quem o Arq.Futuro colabora em diversos projetos, como a série de vídeos Sem Patrão, o ciclo de artigos e palestras Economia Urbana e os seminários A Cidade e a Água.

Nos artigos que compõem o livro, os economistas do Por Quê? aplicam o raciocínio econômico para interpretar e explicar dinâmicas do dia a dia de todos nós. A economia é o estudo das escolhas: considerando que os nossos recursos – tempo, dinheiro, atenção, disposição etc. – são limitados e as nossas vontades são ilimitadas, todos somos obrigados a escolher como vamos usar tais recursos. Às vezes, as escolhas são racionais; outras vezes, as escolhas parecem racionais, mas não levam em conta fatores menos evidentes. Com o repertório e o olhar afiado de professores e pesquisadores em economia, os autores do Por Quê? dedicam-se a analisar temas diversos – desigualdades sociais, pedágio urbano, saneamento básico, mulheres no mercado de trabalho e Bolsa Família.

Leitores do Arq.Futuro reconhecerão, no livro, o mesmo estilo de análises apartidárias e explicações didáticas que caracteriza os textos do Por Quê? publicados em nosso site, como o que explica como a economia pode melhorar a vida nas cidades e o que analisa que a lei para alugar imóveis no Brasil prejudica os mais pobres.