Deca | Concurso 'Estudos de um Banheiro'

06/11/2014
Compartilhar:

Com apoio do Arq.Futuro, a Deca promove o concurso para estudantes de arquitetura Estudos de um Banheiro, que premiará um projeto de banheiro para parque ou área pública com um espaço na mostra de arquitetura e decoração Casa Cor de 2015, uma exposição no Espaço Deca Design e um notebook. Em parceria com o Arq.Futuro, o projeto vencedor também será oferecido ao poder público.

Em outubro de 2014 foram selecionados três finalistas, cujos projetos foram apresentados na sede da Deca, em São Paulo. Tomas Alvim, diretor do Arq.Futuro, fez parte do júri de especialistas. Os critérios de seleção foram adequação ao tema, circulação, distribuição, ventilação, iluminação e apresentação. Conheça os finalistas:

Gabriela Rocha Andrade
Projetado pela estudante da Universidade Anhembi Morumbi, o Deca Parklet reúne várias tendências de arquitetura sustentável difundidas nas edições do Arq.Futuro. Estruturado num parklet, espaço instalado em áreas de estacionamento, o projeto conta com um sistema de reuso da água por wetlands, bicicletário, teto solar e cisterna. Inovação: uso de parklet para banheiros e uma estrutura de filtragem por wetland integrada ao projeto.

Marina Longhini Andrade
Com inspiração no projeto Zentrum, de Paul Klee, a estudante do Centro Universitário Fumec projetou uma estrutura curvilínea de madeira que cobre toda a construção. Além de um bicicletário, há uma área de descanso na estrutura, com um banco e bebedouros. Inovação: para fugir da identificação por gênero, a estudante escolheu adesivar as portas com a silhueta da louça interna da cabine.

Rafael Nabiça
Pensado tanto para parques quanto para espaços públicos, o projeto do estudante da Universidade de Mogi das Cruzes aposta no design de ponta para a valorização do espaço público. Com fitas iluminescentes nas laterais da estrutura e nos informativos, o projeto também inclui bicicletário e iluminação em LED. Inovação: uso de iluminação em LED e adesivos iluminescentes na estrutura, que reluzem durante a noite.