Deca | Concurso 'Estudos de um Banheiro'

02/07/2015
Compartilhar:

Estudante de arquitetura da Universidade Anhembi-Morumbi, Gabriela Rocha Andrade venceu o concurso Estudos de um Banheiro, realizado em 2014, com o projeto Deca Parklet. O concurso é uma iniciativa da empresa Deca, em parceria com o Arq.Futuro, com o objetivo de estimular criatividade e design em equipamentos sanitários de uso público.

"Acredito que os pontos-chave que me levaram ao Grand Prix foram: sustentabilidade, inovação, o desenho pensado a partir do fluxo de pessoas, a implantação do banheiro em ruas e a interação com o pedestre. Um conselho aos que vão participar esse ano é nunca desistir do projeto, modificá-lo sempre que for preciso, atentar aos detalhes e à apresentação", diz Gabriela. 

O Deca Parklet é um projeto pensado para áreas de estacionamento com bicicletário, teto solar, cisterna e água de reúso que usa uma estrutura de filtragem por wetland – técnica baseada na construção de um ecossistema artificial onde plantas aquáticas em substratos como areia e cascalho tratam o esgoto. A estudante pôde expor seu trabalho na Casa Cor, em São Paulo: um banheiro público funcional com aproximadamente 16m², com destaque para economizadores de água. Agora Gabriela acompanha a fase de implantação do Deca Parklet, que deve ser inaugurado ainda em 2015, no Rio.