O urbanista Jeff Risom e o projeto 'Cidades para Pessoas'

21/05/2015
Compartilhar:

Em um vídeo feito pelo projeto Cidades para Pessoas, Jeff Risom, urbanista do Gehl Architects, escritório responsável pelo planejamento urbano de Copenhague, na Dinamarca, e de várias outras cidades, aponta lições para grandes capitais brasileiras no que diz respeito ao planejamento e gestão viários. “Cidades são sobre pessoas”, disse Risom.

 

O Gehl reúne arquitetos e cientistas sociais focados em “criar cidades para pessoas”, como o escritório define em seu site. “Pessoas são o ponto de partida em nosso trabalho”. Para fazer isso, Risom sugere que as administrações ouçam os cidadãos para saber como eles usam a cidade. “É preciso ouvir os cidadãos para obter dados sobre como a cidade é utilizada”, diz. E isso inclui, segundo ele, entender como ciclistas, pedestres e motoristas interagem com o espaço público.

 

Risom sugere que pequenas ideias sejam testadas pela administração antes de colocar grandes projetos em prática na cidade. “É preciso testar pequenas coisas para ver como as pessoas reagem”, explica. Os projetos, segundo ele, precisam ser pensados para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Por fim, o urbanista diz que é preciso haver um senso de respeito entre as pessoas que usam a cidade, como moradores e visitantes. “Isso se faz com um equilíbrio entre os diferentes modais de transporte, por exemplo”, diz. “É preciso haver um entendimento mútuo de que todos precisam de seu espaço na cidade”, diz, reconhecendo que esse é o passo mais difícil, mas mais importante.