Mais uma comunidade transforma lixão em parque!

18/07/2018
Compartilhar:

Venha conhecer a iniciativa que está transformando o Jardim Colombo

 

Acontecerá neste domingo, com o apoio do Arq.Futuro, o primeiro Festival de Artes da comunidade. 

 

Neste domingo, 22/07, das 10h às 20h, o Jardim Colombo vai sediar o festival Fazendinhando, com diferentes atividades durante todo o dia. É uma oportunidade para apoiar uma importante iniciativa comunitária e conhecer a vitalidade de uma comunidade que vem descobrindo as possibilidades abertas pela mobilização de seus moradores. Veja a programação completa do festival no final deste post e compareça!

 

O Jardim Colombo é parte do Complexo Paraisópolis, no Morumbi, zona sul de São Paulo. É uma comunidade com cerca de 15 mil habitantes, sem nenhuma praça ou parque para lazer, onde havia um terreno de cerca de 1000m² conhecido como Fazendinha, no qual, no passado, os moradores criavam animais. O terreno estava abandonado e havia se convertido em uma espécie de lixão. No final de 2017, porém, a história começou a mudar: os moradores do Colombo e organizações próximas deram início a uma mobilização para remover os resíduos e o entulho do terreno e transformá-lo num parque -- o Parque Fazendinha. A iniciativa foi inspirada pelo relato de Mauro Quintanilha, fundador e idealizador do Parque Sitiê (Rio de Janeiro), que apresentou o caso carioca para moradores do Jd. Colombo e mostrou que é possível converter um ponto viciado de descarte de lixo e entulho em um espaço público para a comunidade.

 

 

Dado o primeiro passo (a remoção de 40 caminhões de resíduos), foram intensificadas as conversas sobre como adaptar esse espaço para que pudesse ser usado pelos moradores. Havia vários desafios: a declividade do terreno, o resíduo remanescente, a falta de vegetação, e também a escassez de recursos e mão de obra para dar continuidade à qualificação do Fazendinha e sua manutenção no dia a dia. Além desses, havia um problema maior: como incentivar os moradores a cuidarem daquele espaço, e não voltarem a usá-lo como ponto de descarte? Como promover e valorizar a atitude dos moradores que cuidam e mudar o comportamento daqueles que não se importam?

 

A solução encontrada foi realizar no Fazendinha um festival de artes, permitindo a todos os habitantes do Colombo enxergar aquele local de uma nova maneira, percebendo o potencial do terreno para lazer e fruição. Assim foi desenvolvido o projeto do Fazendinhando – I Festival de Artes do Colombo.

 

Oficina de elaboração de cartaz para o Fazendinhando

 

O Fazendinhando começou a ganhar força no início de junho deste ano, quando um grupo de voluntários do Colombo e de fora passou a se reunir regularmente e promover uma série de oficinas comunitárias para levantar ideias dos moradores sobre usos possíveis para o local e iniciar a adaptação do terreno para esses usos. Foram feitas oficinas de elaboração de cartazes para divulgar o festival, de mobiliário urbano com paletes reaproveitados, de paisagismo e estabilização do solo, de produção de vasos com material descartado e de fotografia, além de novos mutirões de limpeza do terreno.

 

   

 

Todo esse trabalho está sendo feito de forma coletiva, envolvendo cada vez mais moradores,  que ministram as oficinas, participam delas, contribuem com ferramentas e materiais,  com seu saber ou seu trabalho. Dessa forma, o Parque Fazendinha está sendo desenvolvido e abraçado pela comunidade: é uma criação de todos. 

 

Venha participar do Fazendinhando e conhecer um bairro dinâmico, seguro, com uma população criativa e empreendedora – como foi retratado na série de vídeos Sem Patrão, quatro deles filmados no Jardim Colombo e com apoio do Arq.Futuro. Esperamos você lá!

 

                                     

 

INFORMAÇÕES

Data: 22/07

Horário: 10h às 20h                             

Local: Sugerimos ir até a Rua Clementine Brenne, 857 - Paraisópolis, SP (Projeto Viver) e lá pedir orientação para chegar na Rua Boa Esperança