Agenda | São Paulo e o Centro

Lançamento de livro, debates e passeios guiados
25/01/2018
Compartilhar:

Nos dias 24 e 25 de janeiro, por ocasião do aniversário de 464 anos da cidade de São Paulo, Arq.Futuro, Monolito e URBEM promoveram quatro debates e três passeios temáticos sobre aspectos da arquitetura e do urbanismo do centro de São Paulo. Os eventos, todos gratuitos, marcarão o lançamento do livro “Arquitetura do Centro de São Paulo”, elaborado numa colaboração entre URBEM e a editora Monolito, com parceria de fomento do CAU-SP. A publicação, que trata do patrimônio arquitetônico do centro da cidade, será distribuída gratuitamente aos participantes dos debates e dos passeios.

 

Os debates ocorreram em edifícios icônicos do centro da cidade: a Biblioteca Mário de Andrade, sediada em edifício art déco de 1942 de autoria do arquiteto Jacques Pilon; o Edifício Martinelli, de 1934, considerado o primeiro arranha-céu da cidade; o recém-inaugurado SESC 24 de Maio, de Paulo Mendes da Rocha; e a sede paulistana do Instituto dos Arquitetos do Brasil, edifício modernista inaugurado em 1950, projetado Rino Levi, Roberto Cerqueira César e outros arquitetos.

 

Os temas dos debates foram: “O centro e o mercado”, tratando dos benefícios e dos desafios ligados à atuação continuada do mercado imobiliário no centro de São Paulo, seja criando novas edificações, seja adaptando as já existentes; “O centro e a cultura”, em que se discutirão as diversas formas de manifestação cultural presentes no centro, tanto em espaços institucionais quanto nos espaços públicos; “O centro e o patrimônio moderno”, sobre a arquitetura moderna do centro e sua conservação; e “O centro e as políticas públicas”, em que serão discutidas políticas públicas para a valorização do patrimônio arquitetônico do centro e para aproveitar melhor o parque imobiliário subutilizado pertencente ao governo estadual e à prefeitura.

 

O primeiro passeio terá como tema “O Centro Novo”, e será guiado por Fernando Serapião, editor de Monolito. O segundo passeio será guiado por André Scarpa, arquiteto e urbanista do escritório Nitsche, e tem como tema “O Centro Velho”. Por fim, o último passeio, “Fruição Urbana”, será guiado pelo arquiteto e urbanista Milton Braga, sócio do escritório MMBB Arquitetos e diretor de Arquitetura e Urbanismo do URBEM.

 

PASSEIOS GUIADOS

 

DIA 24/01

“Centro Novo”, do IAB-SP à Biblioteca Mário de Andrade

Guia: Fernando Serapião, editor de Monolito

 

DIA 25/01

“Centro Velho”, do Ed. Martinelli ao Edifício Mirante do Vale, no LAMA-SP

Guia: André Scarpa, arquiteto e urbanista, escritório Nitsche Arquitetos

 

“Fruição Urbana”, do Sesc 24 de maio ao Edifício Mirante do Vale, no LAMA-SP

Guia: Milton Braga, arquiteto e urbanista, diretor do URBEM e sócio do escritório MMBB

 

DEBATES

 

DIA 24/01

“O centro e o mercado” – Biblioteca Mário de Andrade, auditório

Debatedores: Philip Yang (URBEM) e Mauro Teixeira Pinto (TPA Empreendimentos)

Mediação: Fernando Serapião (Monolito)

 

DIA 25/01

“O centro e a cultura” – Edifício Martinelli, 26º andar, auditório

Debatedores: Gabriel Rostey (Culturb), Adhemar Oliveira (Espaço Itaú de Cinema) e Paulo Casale (SESC 24 de maio)               

Mediação: Ciro Pirondi (Escola da Cidade)

 

“O centro e o patrimônio moderno” – Sesc 24 de maio, auditório do 7º andar

Debatedores: Raul Juste Lores (autor de “São Paulo nas Alturas”) e Regina Meyer (FAU USP)

Mediação: Fernando Serapião (Monolito)

 

“O centro e as políticas públicas” – IAB-SP, auditório

Debatedores: José Armênio Brito Cruz (SP Urbanismo) e Elisabete França (CDHU)

Mediação: Milton Braga (URBEM e MMBB Arquitetos)